Locadoras de automóveis esperam aumento de até 20% de demanda durante o carnaval

O período de carnaval pode significar uma oportunidade de aumento no faturamento para as locadoras de automóveis nesse começo de ano. De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a expectativa é que a demanda pelo aluguel diário de veículos no Carnaval cresça entre 10% a 20%, especificamente nos principais destinos turísticos do Brasil. “A tendência é que mais brasileiros optem por viajar dentro do próprio país, o que favorece o setor de locação, as locadoras investem constantemente em renovação de frota e em qualidade no atendimento ao cliente”, avalia o presidente do Conselho Nacional da Abla, Paulo Miguel Jr.

Segundo o presidente da entidade, no período de festas, férias escolares e feriados nacionais como o carnaval, a procura pela locação diária tende a crescer mais nos estados do Nordeste, que são destinos turísticos reconhecidamente atrativos para brasileiros das demais regiões e também para estrangeiros.

No Sul, a demanda também tende a crescer mais em Santa Catarina, muito procurada por turistas da região Sudeste e também por turistas de países vizinhos, como Uruguai e Argentina. O Rio de Janeiro, especificamente no carnaval, tende a ter uma demanda acima da média e destinos como São Paulo, Minas Gerais e a região do Pantanal também têm demonstrado crescimento do número de turistas durante esse período.

Algumas dicas da Abla para a locação de automóveis:

DOCUMENTAÇÃO

Carteira de Habilitação em dia e válida. Eventualmente, a locadora poderá solicitar também o RG (Registro Geral), que serve para a identificação do condutor, mas que pode ser substituído pela CNH, desde que nela conste esse dado; o mesmo vale para o CPF (Cadastro de Pessoa Física): também pode ser substituído pela CNH, desde que ela tenha esse dado.

RESERVAS

Procurar as locadoras com antecedência elimina o risco de não encontrar o veículo desejado.

TARIFAS

As tarifas diárias (24 horas) variam conforme a categoria do carro ou escolha por tipo de cobertura de danos causados ao veículo locado.

DESCONTOS

Na maioria das vezes, a locadora oferece descontos progressivos: quanto maior o período de locação, menores são as tarifas diárias cobradas.

PROMOÇÕES

Nas épocas de baixa estação, que variam de estado para estado, a maior parte das locadoras realiza promoções, inclusive baixando o valor das diárias como forma de estimular ainda mais o aluguel de veículos.

PAGAMENTO

A opção de pagar com o cartão de crédito válido facilita a aprovação do cadastro e o atendimento. Caso o cliente opte por outras formas de pagamento, será atendido, porém o automóvel somente poderá ser entregue após a locadora fazer a análise de crédito.

CUSTO-BENEFÍCIO

Alugar um modelo popular custa o equivalente a uma corrida de táxi de aeroportos mais afastados até as regiões centrais das cidades. Praticamente pelo mesmo valor de uma corrida de táxi, você tem um veículo à sua disposição por 24 horas.

ABRANGÊNCIA

As locadoras que trabalham com locação diária estão presentes em diversos pontos das cidades, não apenas nos aeroportos

SEGURANÇA

Ao locar um automóvel, o usuário terá de imediato a garantia do contrato de locação, que obedece aos princípios do Código de Defesa do Consumidor e é o documento válido entre o cliente e a locadora para a efetiva prestação do serviço.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *