Locatário da Inspira Imóveis pode pagar caução com bitcoins e obter lucro ao fim do contrato

A imobiliária Inspira Imóveis – empresa do Grupo Bitcoin Banco, primeiro do país a intermediar investimentos em criptomoedas – está aceitando moedas digitais para o pagamento de caução em contratos de aluguel, com possibilidade de lucro para os locatários. No fim do contrato, os clientes recebem a variação positiva do bitcoin no período. Se a moeda digital perder valor, o locatário não perde nada e recebe o valor nominal empregado. O valor da caução segue o padrão do mercado imobiliário e equivale ao de três aluguéis em reais, convertidos em bitcoins.

“Nosso objetivo, além de possibilitar lucro para o cliente, é também desburocratizar a negociação entre locador e locatário. Este modelo é mais ágil em relação a outras modalidades convencionais de caucionamento, como os seguros. Além disso, o procedimento é feito com toda a segurança jurídica necessária entre as duas partes”, explica Carlos Augusto Albertini, gerente da Inspira Imóveis.

A iniciativa é inédita no mundo e pode ser adotada inclusive por quem não tem bitcoins. O caminho é simples: o cliente deve abrir uma conta na Exchange NegocieCoins, corretora pertencente ao Grupo Bitcoin Banco, e adquirir a criptomoeda de acordo com a fração exigida para o pagamento. Todo o processo é feito por meio de contrato assinado entre as partes.

O objetivo da empresa é que 60% dos contratos de locação utilizem o modelo de caução em bitcoins, válido tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

“Nosso produto consegue unir os dois melhores mundos: o potencial de grandes lucros provenientes do bitcoin, que só em 2017 valorizou cerca de 1700% sem o risco de eventuais perdas financeiras. Ou seja, segurança e lucro ao mesmo tempo, qualidades quase impossíveis de serem conciliadas no mundo dos investimentos”, explica Albertini.

A Inspira Imóveis é pioneira no Brasil na utilização de bitcoins para compra, venda e locação de imóveis, prática que vem crescendo rapidamente em alguns países como os Estados Unidos. A empresa atua há quatro anos em Curitiba e foi adquirida recentemente pelo grupo Bitcoin Banco.

“Ter o nome da imobiliária aliado ao Bitcoin Banco só nos traz benefícios. Estamos falando de um grupo com sólido respaldo financeiro e jurídico, com uma estrutura de compliance e de administração que garantem seu crescimento sustentável”, ressalta Albertini.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *