Qualidade de atendimento é um dos itens de maior peso quando o assunto é fidelização de clientes
A qualidade de atendimento é um dos itens que mais pesa na fidelidade do consumidor. E isso pode ser comprovado por pesquisas recentes que apontam que 66% dos consumidores trocam de empresa por causa de um atendimento ruim e 82% acreditam que o fornecedor poderia ter feito algo para prevenir essa troca. Já 58% dos pesquisados afirmaram que nunca mais voltarão a usar uma empresa depois de uma experiência negativa.
As empresas que já conhecem o potencial de um atendimento de qualidade estão investindo cada vez mais em ferramentas e treinamentos para que sua equipe esteja preparada para o que der e vier e que que possa ir além do esperado, surpreendendo e, principalmente, encantando os clientes. Agora, é importante que os empresários estejam conscientes de que o treinamento não deve ser confundido com uma simples questão de realizar cursos e proporcionar informações. Significa atingir o nível de desempenho almejado pela organização através do desenvolvimento contínuo das pessoas que nela trabalham.
Outro ponto que não pode ser desprezado é que um cliente encantado tem um valor muito maior do que muitas empresas imaginam. De acordo com pesquisas, um aumento de 10% no índice de satisfação do consumidor resulta em 12% a mais de confiança na empresa. Além disso, atendentes amigáveis têm o poder de fazer o cliente se apaixonar pela marca.
Por sua vez, o aumento de confiança faz com que o cliente seja mais engajado com a empresa e tenha mais paciência ao lidar com eventuais problemas. Uma coisa é certa: se uma experiência negativa espanta os clientes, uma experiência positiva tem o efeito de um ímã, atraindo o cliente cada vez mais para dentro da loja, do site ou do aplicativo.
Só para se ter uma ideia, uma pesquisa da American Express revela que 74% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem um atendimento excelente e quase 90% se propõem a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor.
Depois de todos esses números, os empresários não devem mais ter dúvidas do quanto é importante capacitar a sua equipe, visando um atendimento de qualidade.