Um bom mercado para se empreender, este ano, é o de impressões 3D

A impressão 3D permite imprimir diversos produtos.

O empreendedorismo nunca foi tão estimulado no Brasil, como nos últimos três anos. Investir no tradicional que está dando certo, é uma opção. Por outro lado, na era das startups, soluções ousadas estão revolucionando o mercado. Entre os mercados desafiadores para se empreender, este ano, está o de impressões 3D. Quem conseguir dominar esta área, certamente estará empreendendo em um negócio altamente lucrativo.

A modernidade da impressora em 3D permite a atuação dos empresários em diferentes nichos, que vão desde a impressão de próteses para o corpo humano até móveis, brinquedos, canecas, pulseiras, óculos, instrumentos musicais, entre outras inúmeras possibilidades de produtos. A estrutura para iniciar o negócio é pequena, o que permite um baixo custo mensal, e uma boa taxa de lucratividade.

Uma das principais vantagens de se trabalhar com a impressão 3D é o baixo custo de investimento, pois apenas é preciso adquirir a impressora e os materiais específicos para serem moldados. Outra vantagem da impressão 3D é que ela é relativamente rápida quando comparada a um processo de desenvolvimento de uma impressão tridimensional, permitindo ao empresário aumentar a sua capacidade de produção, fabricando até 50 peças de pequeno e médio porte por hora. Além disso, os objetos impressos em 3D também são de excelente qualidade.

Para fazer a melhor escolha do produto para imprimir em 3D, se recomenda que o empresário faça uma pesquisa de mercado para verificar a necessidade de demanda no local onde pretende atuar. Também, é importante procurar pelos clientes e, antes mesmo de começar a comprar os equipamentos, verificar se eles têm interesse em fazer uma parceria com o negócio que está sendo montado.

Já, para dar início às atividades, é necessário comprar a impressora 3d. Existem diversos modelos deste equipamento no mercado, sendo assim se recomenda pesquisar quais são as versões mais adequadas para o tipo de produto que se pretende imprimir. Eu fiz uma pesquisa de preços e constatei que o custo de uma impressora em 3D gira em torno de R$ 30 mil a R$ 100 mil.

Por fim, para trabalhar nesta área o ideal é contratar um designer com experiência no desenvolvimento de projetos virtuais para imprimir em 3D. Dessa maneira será possível garantir a qualidade dos serviços, além de inovar através da criação de produtos com modelos exclusivos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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