Um bom mercado para se empreender, este ano, é o de impressões 3D
O empreendedorismo nunca foi tão estimulado no Brasil, como nos últimos três anos. Investir no tradicional que está dando certo, é uma opção. Por outro lado, na era das startups, soluções ousadas estão revolucionando o mercado. Entre os mercados desafiadores para se empreender, este ano, está o de impressões 3D. Quem conseguir dominar esta área, certamente estará empreendendo em um negócio altamente lucrativo.
A modernidade da impressora em 3D permite a atuação dos empresários em diferentes nichos, que vão desde a impressão de próteses para o corpo humano até móveis, brinquedos, canecas, pulseiras, óculos, instrumentos musicais, entre outras inúmeras possibilidades de produtos. A estrutura para iniciar o negócio é pequena, o que permite um baixo custo mensal, e uma boa taxa de lucratividade.
Uma das principais vantagens de se trabalhar com a impressão 3D é o baixo custo de investimento, pois apenas é preciso adquirir a impressora e os materiais específicos para serem moldados. Outra vantagem da impressão 3D é que ela é relativamente rápida quando comparada a um processo de desenvolvimento de uma impressão tridimensional, permitindo ao empresário aumentar a sua capacidade de produção, fabricando até 50 peças de pequeno e médio porte por hora. Além disso, os objetos impressos em 3D também são de excelente qualidade.
Para fazer a melhor escolha do produto para imprimir em 3D, se recomenda que o empresário faça uma pesquisa de mercado para verificar a necessidade de demanda no local onde pretende atuar. Também, é importante procurar pelos clientes e, antes mesmo de começar a comprar os equipamentos, verificar se eles têm interesse em fazer uma parceria com o negócio que está sendo montado.
Já, para dar início às atividades, é necessário comprar a impressora 3d. Existem diversos modelos deste equipamento no mercado, sendo assim se recomenda pesquisar quais são as versões mais adequadas para o tipo de produto que se pretende imprimir. Eu fiz uma pesquisa de preços e constatei que o custo de uma impressora em 3D gira em torno de R$ 30 mil a R$ 100 mil.
Por fim, para trabalhar nesta área o ideal é contratar um designer com experiência no desenvolvimento de projetos virtuais para imprimir em 3D. Dessa maneira será possível garantir a qualidade dos serviços, além de inovar através da criação de produtos com modelos exclusivos.