You are here
Home > Empreendedorismo > Projeto Miniempresa inicia programação de 2018

Projeto Miniempresa inicia programação de 2018

A Junior Achievement Paraná acaba de anunciar o calendário de atividades do projeto Miniempresa para o ano de 2018 e já estão abertas as oportunidades de inscrever escolas e instrutores voluntários no programa. O objetivo da ONG para este ano é atender 14 escolas, que devem se inscrever até o dia 15 de março, e reunir cerca de 70 voluntários para contribuir com as ações.

Voltada a jovens de escolas estaduais e particulares, a iniciativa foi criada com o propósito de oferecer experiência prática em negócios e formar futuros empreendedores por meio da organização e da operação de uma empresa. Com atividades, tarefas e pensamento em equipe, a ação ensina ferramentas de produção, gestão e marketing aos participantes.

O projeto é focado em estudantes do 2º ano do Ensino Médio e quem se inscreve passa por várias etapas até o encerramento do programa com a premiação das empresas e produtos que se destacarem. No ano passado, 490 alunos foram impactados pelo programa, gerando dezenas de miniempresas.

Como escolas e voluntários podem participar?

O programa não tem custo algum nem para a escola, nem para os alunos, que aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Basta a escola entrar em contato com a ONG e se inscrever, disponibilizando uma sala e um monitor para acompanhar as atividades. “É uma experiência inédita e importantíssima para sua vida pessoal e profissional, momento em que muitos jovens tomam a certeza de qual profissional desejam ser”, explica coloca Caroline Davilla – Gestora de Projetos da JAPR.

Mas não são somente os alunos que saem ganhando. O projeto recebe voluntários que podem participar das diferentes etapas, coordenando e orientando os participantes. Para eles, é uma chance de desenvolver suas habilidades e contribuir com a sociedade, ao mesmo tempo. As empresas parceiras, que apoiam o Miniempresa e que incentivam seus funcionários a atuarem como voluntários também fazem a sua parte, investindo na sociedade de maneira responsável e preparando jovens para o mercado.

Os voluntários participam acompanhando cada uma das etapas do programa, que consistem em:
1. Treinamento de Advisers – Apresentação do programa e suas atividades para os voluntários, de forma a esclarecê-los e mostrar os desafios do ano.
2. Reunião de Pais – Reunião com os pais dos alunos participantes do Miniempresa, para apresentá-los às atividades que serão cumpridas pelos seus filhos durante o ano.
3. Rodada de Palestras – Dia de palestras para os Achievers e Advisers do programa Miniempresa, ministrado por especialistas de diferentes áreas e empreendedores.
4. Feira das Miniempresas – Momento disponibilizado às Miniempresas para que possam vender seus produtos em stands, disponibilizados pela Junior Achievement.
5. Férias – Recesso do programa, juntamente com o período escolar.
6. Relatório Final – Dia de entrega dos Relatórios das miniempresas, com os resultados do ano.
7. Top de Marketing e Produção – É um dia de avaliações por jurados especialistas em marketing e em produção/logística, de forma a pontuar as miniempresas de acordo com os seus resultados nessas áreas.
8. Formatura – Evento Final, que premia as miniempresas que mais se destacaram em todas as categorias: Finanças, produção, marketing e RH. Além de reconhecer as três miniempresas destaque geral.

Durante o tempo de desenvolvimento do projeto, os alunos são acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, vindos de empresas parceiras da Junior Achievement Paraná. São eles que os orientam nos processos burocráticos e práticos, os quais vão desde a abertura real de um CNPJ até a elaboração de uma linha de produção, criação de um produto, desenho de uma estratégia de marketing e vendas e divisão dos lucros.

Precificação de mercadoria, construção de marca e credibilidade no mercado, avaliação da concorrência, incidência de impostos, gestão de pessoas, cargos e hierarquias. Ao final do projeto – que começa normalmente em abril e vai até setembro, as empresas fazem feiras para vender seus produtos e passam por uma formatura com premiação das melhores em diversas categorias.

Com atuação em diversos outros países além do Brasil e presente em todos os estados brasileiros, a Junior Achievement chegou ao Paraná em 2003. Desde então, já recebeu o apoio de mais de 50 empresas locais, entre elas gigantes como o grupo O Boticário e a Brazilian Foods, por exemplo.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top