Executivos da Volvo, PwC e Gaia, Silva, Gaede & Associados debatem política tributária em Curitiba

Nesta quarta-feira (18), o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças(Ibef-Pr), promove o evento “Debate sobre política tributária: OCDE, BEPS e Brasil”, com o diretor tributário da Volvo do Brasil, Augusto Flores de Flores; a sócia de International Tax da PwC Brasil, Priscila Vergueiro e o gerente tributário do escritório Gaia, Silva, Gaede & Associados em Curitiba, André Malinoski Munoz. Este é o primeiro evento a debater sobre o tema em Curitiba.

O debate pretende discutir as ações propostas pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) através do BEPS – Base Erosion and Profit Shifiting (Erosão de Base Tributária e Transferência de Lucros); as respostas do Brasil ao BEPS, o que podemos esperar para o futuro e os possíveis reflexos para a sua empresa. “BEPs é um conjunto de ações para alinhar a metodologia tributária mundialmente e, a adequação, mesmo pelos países que ainda não fazem parte da OCDE, é uma tendência mundial”, explica Frederico Cunha, advogado e membro do Comitê de Legislação Fiscal e Empresarial do IBEF PR.

O Brasil ainda pleiteia a entrada na OCDE, mas já se movimenta para cumprir os padrões exigidos. “Não dá para ficar para trás. A adesão aos padrões exigidos pelo BEPS torna o país mais competitivo economicamente e tributariamente”, explica Hadler Martines, consultor tributário e membro do comitê. “Com estes três palestrantes estamos trazendo uma visão bem completa deste cenário. Além da parte teórica também teremos apresentação de cases, tornando o debate dinâmico”, finaliza Cunha.

O evento, que terá como público executivos financeiros de grandes empresas paranaenses, conta com patrocínio de gestão da Universidade Positivo, Banco Alfa, PwC Brasil e Gaia Silva Gaede Advogados e é organizado pelo Comitê de Legislação Fiscal e Empresarial do Ibef PR, formado por Luciana Kishino, Hadler Martines e Frederico Cunha.

Serviço

Evento Ibef PR: “Debate sobre política tributária: OCDE, BEPS e Brasil”, dia 18/04, no auditório do Curitiba Trade Center (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 417), às 18h30. As inscrições são gratuitas para associados do Ibef PR e R$ 100,00 para o público em geral e podem ser feitas no site www.ibefpr.com.br. As vagas são limitadas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *