5 dicas para se destacar em um mercado com concorrência acirrada

5 dicas para se destacar em um mercado com concorrência acirrada

Empreender não é tarefa fácil, ainda mais em segmentos que já possuem grandes concorrentes consolidados. Nesses casos, é ainda mais importante que os empreendedores entendam o funcionamento do mercado como um todo – principalmente em relação a concorrentes, regulamentações, preços praticados, custos e fornecedores, por exemplo -, além de identificar as principais necessidades e oportunidades.

Fernando Castro, CEO da JoyPay, fintech de máquinas de cartões, investiu no segmento de meios de pagamentos, marcado pela alta concorrência, para oferecer uma solução mais transparente e humanizada aos seus clientes. Em sua experiência, o empreendedor aponta, também, a importância do planejamento e do desenvolvimento de testes da solução antes de disponibilizar ao mercado. “Com essas ações, as chances de erro dos produtos ou serviços ofertados reduzirão significamente”, comenta.

Diante disso, Castro listou cinco dicas essenciais para que os empreendedores conquistem seu espaço e cresçam seus negócios:

1 – Tenha foco no cliente
Em um mercado com grande oferta de produtos e serviços, o foco no cliente é um dos principais diferenciais competitivos. Por isso, é importante entender quais são as principais demandas dos consumidores e, a partir disso, desenvolver as soluções para atendê-las. Rapidez e proximidade no atendimento são outros fatores que melhoram a experiência dos usuários.

2 – Forme um bom time
Ter o apoio de uma equipe de especialistas, que entendam o mercado e estejam engajados com os objetivos da empresa, é essencial para o crescimento do negócio. Esses profissionais podem ajudar o empreendedor a planejar, avaliar e atualizar as ações, caso seja necessário.

3 – Tenha produto de qualidade
Fernando também aponta que, no começo, não é possível competir com os grandes, principalmente por preço, uma vez que todo novo projeto tem caixa limitado. Por isso, é essencial focar nos produtos e serviços que ofertará ao mercado. É importante lembrar, porém, que não adianta oferecer um produto de qualidade e não ter um bom pós-venda. “O segredo é buscar a excelência em todas as etapas”, explica.

4 – Busque parcerias estratégicas
Importantes para a geração de novos negócios e implementações de soluções à empresa, as parcerias estratégicas também podem oferecer oportunidades de diminuição de gastos, essenciais principalmente no início do projeto.

5 – Analise o resultado constantemente
A avaliação periódica de resultados é imprescindível para manutenção de qualquer tipo de negócio. O acompanhamento permite que o empreendedor entenda se seus objetivos foram atingidos, além de perceber eventuais erros de planejamento a tempo de corrigi-los.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *