Aceleradora Sistema Fiep de Curitiba já graduou 16 startups e atende outras 14

Em Curitiba, a Aceleradora Sistema Fiep existe há sete anos e neste período já graduou 16 startups e, atualmente, acelera 14 empresas, informa o coordenador de Gestão, Inovação e Talentos do Sistema Fiep, Rafael Trevisan. Em agosto foi inaugurada a primeira aceleradora no interior do Paraná, localizada em Pato Branco e até o final deste ano e o primeiro semestre de 2019 está previsto o lançamento de outras sete aceleradoras pelo Paraná, nas cidades de Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e uma segunda unidade na capital paranaense, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
De acordo com Trevisan, com as novas aceleradoras será possível potencializar ainda mais o ecossistema de inovação das regiões paranaenses.No caso específico da aceleradora de Pato Branco, os empreendedores da região terão a oportunidade de receber mentoria, estabelecer uma boa relação com a indústria e colocar o seu produto no mercado de forma assertiva.
“Um dos principais diferenciais da Aceleradora é conectar as startups com diversas indústrias, acelerando o processo de desenvolvimento do negócio. Nós disponibilizamos uma vasta estrutura, capaz de proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento dos projetos,

além de ampliar a rede de contato dos incubados e oferecer troca de experiências”, explica o coordenador de Inovação, Gestão e Talentos do Sistema Fiep.
As empresas que já passaram pela Aceleradora da Fiep receberam aportes de recursos da ordem de R$ 4,5 milhões entre financiamentos públicos e privados, informa Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Sistema Fiep, acrescentando que o papel dessa incubadora é ajudar qas empresas a crescerem mais rapidamente.
Como fazer parte de uma aceleradora
Cada programa de aceleração possui um modo de operar, mas de um modo geral as empresas precisam ter um Mínimo Produto Viável (MVP), ou seja, um produto que tenha sua funcionalidade mínima implementada. Também é necessário que tenham as documentações completas e atualizadas. As startups podem ficar incubadas por até dois anos, ou seja, o contrato é de um ano que pode ser renovado por mais um ano. Durante esse período, o Sistema Fiep ajuda a estruturar planos de ação e de negócios, desenvolvimento de portfólio de produtos e serviços, além de levantar potenciais investidores e clientes. O objetivo é desenvolver empresas que têm um negócio com perspectiva de mercado e crescimento em escala, com produto, serviço ou processo inovador que gere impacto social ou ambiental, explica Rafael Trevisan, coordenador de Gestão, Inovação e Talentos do Sistema Fiep.
A primeira fase do processo seletivo para entrar na Aceleradora Fiep é a inscrição e o envio da documentação solicitada no edital. A empresa precisa ter um CNPJ. As selecionadas deverão se apresentar para uma banca que avalia o perfil do negócio e também do empreendedor. São analisados quatro critérios: conteúdo inovador, equipe da empresa, potencial de mercado e potencial de interação com a indústria, informa Trevisan.
A empresa que passa pela seleção usa o espaço da incubadora e no local receberá mentoria e capacitação. Outro grande benefício apontado por todos os empresários que estão na Aceleradora da Fiep, é que eles são colocados em contato com clientes potenciais, bem como com investidores públicos e privados, o que é uma grande vantagem para apresentar seus produtos e vendê-los.
Atualmente, 14 empresas estão no processo da Aceleradora, que funciona nas instalações da Fiep, em Curitiba, mas o local tem capacidade para acolher 19 startups, número este que deve ser atingido até o final deste ano. No período em que estão incubadas, as empresas pagam um valor correspondente a um salário mínimo. Depois de graduadas, ou seja, quando deixam o local e passam a ter estrutura própria, elas passam a pagar uma taxa de 2% das suas receitas líquidas pelo período em que ficaram incubadas. Uma startup que ficou dois anos na aceleradora pagará a taxa por dois anos. Se ela permaneceu por 18 meses, pagará um ano e meio de taxa, informa Trevisan.


