Engajamento dos colaboradores ajuda a aumentar a produtividade das empresas
Um profissional engajado é aquele que se sente realizado exercendo suas atividades no trabalho, aquele que se identifica com os valores e objetivos da empresa. Mas por que o engajamento profissional é tão importante para o crescimento de um negócio? Renato Grinberg, especialista em gestão e liderança, conta que o engajamento é o combustível que mantém os colaboradores motivados para realizarem suas funções. Sem ele é muito difícil conseguir executar as estratégias que a empresa precisa para se manter competitiva no mercado.
“Quando se sente engajado, o funcionário estabelece uma relação afetiva com a empresa, o que resulta em maior empenho e satisfação em realizar as tarefas. Entusiasmo, comprometimento e resiliência levam ao aumento de produtividade e garantem resultados positivos aos empresários e colaboradores”, explica. Investir no engajamento da equipe de trabalho é uma ferramenta necessária para reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a satisfação dos colaboradores e atingir novos padrões de excelência.
Além da questão salarial, existem outras práticas universais que ajudam a manter os colaboradores engajados. “É preciso ter clareza no direcionamento do trabalho que os funcionários precisam executar, reconhecer quando um trabalho é bem feito, ser justo em relação as oportunidades de avanço na carreira e principalmente garantir que o colaborador enxergue um propósito naquilo que realiza.” afirma.
Em contrapartida, um dos fatores que pode afastar os colaboradores dos valores da empresa é uma liderança descomprometida. Por isso, é importante que os níveis gerenciais estejam alinhados aos valores da empresa. “A liderança precisa ser seu modelo vivo e deve implantar o engajamento em absolutamente todos os momentos”, finaliza.