Arte, inovação e negócios reunidos no maior evento de empreendedorismo social de Curitiba

Arte, inovação e negócios reunidos no maior evento de empreendedorismo social de Curitiba

Nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, arte, empreendedorismo, inovação e tecnologia vão se misturar em Curitiba em um grande encontro para promover o debate acerca dos negócios e organizações geradoras de impacto socioambiental no país. Com o tema “Me empresta seus olhos”, o público do Legado Experiência vai conferir apresentações culturais, exposição fotográfica, e ainda, a entrega do Prêmio Legado 2018 para as instituições ganhadoras. Promovido pelo Instituto Legado, que desde 2011, seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de todo o Brasil, o encontro vai iniciar às 18 horas no Teatro Guaíra, com entrada gratuita.

“Estamos realizando a segunda edição e já podemos afirmar que é o maior acontecimento de empreendedorismo social de Curitiba”, confirma Gláucia Marins, organizadora do evento e fundadora no Instituto Legado.

Empreendedores, negócios sociais, empresários, investidores, acadêmicos e interessados por empreendedorismo e geração de impacto socioambiental positivo estarão presentes. O público poderá, ainda, passar por experiências tecnológicas com o uso de óculos de realidade virtual.

James Marins (foto), fundador e presidente do Instituto Legado e sócio do escritório Marins Bertoldi Advogados, vai ministrar palestra com o tema “Movimento Transformador Massivo”. Ainda, o Legado Experiência vai contar com rodadas de pitch com as organizações Pólen, participante do Social Founder, Centro Cultural Cecília Correa de Carvalho (5C) e com o Projeto We Are All Smart (WAAS), ganhadores do Prêmio Legado 2017.

Prêmio Legado 2018

Desde 2011 o Instituto Legado oferece um programa anual gratuito de capacitações, imersões, assessorias e eventos de rede. Proporciona troca de aprendizado entre as iniciativas selecionadas, profissionais experientes e empreendedores sociais de relevância nacional e internacional. Em 2018, 22 organizações participaram desse processo e, após uma série de bancas e avaliações, foram escolhidos 12 finalistas que passarão pela banca final no dia 18 de outubro no escritório Marins Bertoldi.

Em seguida, no dia 24, os três melhores projetos serão contemplados com o investimento financeiro de R$ 10 mil, a serem aplicados em expansão de impacto.

Agenda cultural do Legado Experiência

O Legado Experiência trará exposições fotográficas e intervenções tecnológicas que farão os convidados verem o mundo com outros olhos, celebrando o ano em que se comemora o 70º aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos.

O espetáculo que dá nome ao evento Me Empresta Teus Olhos é da coreógrafa e bailarina Patrícia Machado. Por meio da música e da dança, Patrícia interpreta a história de vida da musicista da performance, Myria Tokimaji, uma refugiada síria que veio para o Brasil ao fugir da guerra.

O mesmo tema Me Empresta Teus Olhos estará numa experiência virtual com óculos de realidade virtual. Nela, os artistas e pessoas envolvidas com o evento serão apresentados de forma inovadora e interativa.

A produção Criança Que Dança Haiti, de Patrícia e Otávio Nassur, propõe uma visita guiada que mostrará a realidade de crianças que vivem em um orfanato no Haiti. Os visitantes também farão uso da tecnologia por meio de óculos de realidade virtual. A dança também faz parte da produção.

Diviane Helena vai recitar poesias e a apresentação musical ficará por conta do grupo Vivotrio e do Vitor Bertoldi, com o instrumento handpan.

A exposição fotográfica apresentará imagens das organizações do Projeto Legado 2018. Já a produção audiovisual Para Olhar Devagar, da Nó Movimento em Rede, vai retratar a realidade de mulheres portadoras de deficiência através da dança.

O evento será dividido entre coquetel, que acontecerá no saguão principal do Guairão, das 18h às 19h30, e os espetáculos, que serão no Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante, às 20h.

Para participar do evento é necessário fazer a inscrição no site https://www.sympla.com.br/legado-experiencia-2018–me-empresta-seus-olhos__375826. As vagas são limitadas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *