Encontro reúne dois mil profissionais para debater futuro

Encontro reúne dois mil profissionais para debater futuro

Nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, Curitiba recebe mais uma edição do Encontro Interestadual dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem, coordenados pelo Sicredi e pelo Sescoop/PR, respectivamente. São esperadas cerca de duas mil pessoas no evento, que reúne colaboradores das cooperativas envolvidas e educadores do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. A iniciativa integra profissionais que trabalham com os programas que são referências na educação integral de crianças e adolescentes contribuindo para despertar a essência do cooperativismo e valorizando a formação de uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

Na edição deste ano, realizada no grande auditório do Teatro Positivo, os convidados serão transportados para o mundo do cinema. Com o tema “Festival Cine Educação – Luz, Câmera, Transformação”, o evento pretende mostrar que as histórias de muitos profissionais que lutam por educação de qualidade poderiam render um filme e inspirar novas ações.

A palestra de abertura será com Leticia Lyle, mestre em Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva pelo Teachers College da Columbia University (EUA), pedagoga e especialista em ensino e aprendizagem de competências socioemocionais. Também participará como palestrante o arquiteto, empreendedor social e fundador do Instituto Elos, organização não-governamental que trabalha para o empoderamento de pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida, Edgard Gouveia Júnior. Num outro momento, com apoio da Escola de Criatividade de Curitiba, professores terão a oportunidade de compartilhar, durante 15 minutos, ideias que inovaram e foram protagonistas de projetos que impactaram suas escolas e comunidades, durante o 15×15.

Segundo o presidente Nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, investir em uma educação colaborativa é um dos princípios do cooperativismo de crédito, que trabalha pelo desenvolvimento das comunidades onde atua. “A educação é a base para uma sociedade mais ética e comprometida, por isso nós reconhecemos a importância de valorizar os educadores e proporcionar um momento para troca de experiências. O evento é o momento para compartilhar iniciativas que fazem a diferença, como o programa A União Faz a Vida, que transforma realidades por meio da educação”, afirma.

Na opinião do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, é de fundamental importância disseminar os valores e princípios do cooperativismo no ambiente escolar e que muito contribui para a formação do individuo. “Num mundo onde predomina a competitividade e o individualismo, os Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem têm como missão promover a transformação criativa e democrática, levando para sala de aula os princípios básicos que regem o cooperativismo, contribuindo na formação de cidadãos melhores, através da semente da cooperação”, destacou.

A União Faz a Vida

Desenvolvido pelo Sicredi há mais de 20 anos, o programa é a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o projeto já impactou diretamente mais de 99 mil crianças e adolescentes de 764 escolas em 156 municípios. No Paraná o programa completou 10 anos em 2017 e entre os resultados positivos estão o melhor desempenho escolar dos alunos que frequentam as escolas participantes e o maior engajamento dos pais – o que resultou em um aumento médio de 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas cidades que receberam o programa.

Cooperjovem

Tendo por objetivo promover o intercâmbio entre as escolas municipais e cooperativas, inserindo a educação cooperativa no cotidiano escolar, o Programa Cooperjovem, coordenado pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), acontece em 367 escolas de 67 municípios, reunindo 31.264 alunos e 1.753 professores capacitados. O programa proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *