Conheça os trabalhos online que mais cresceram no terceiro trimestre de 2018

Conheça os trabalhos online que mais cresceram no terceiro trimestre de 2018

O Fast 50 Report é um relatório que elenca, trimestralmente, os 50 jobs com maior crescimento e declínio dentro da maior plataforma para freelancers e crowdsourcing do mundo, a Freelancer.com, que hoje inclui mais de 30 milhões de pessoas em 247 países, regiões e territórios do mundo. O marketplace oferece a profissionais qualificados uma extensa e quase insaciável cartela de potenciais clientes. Porém, a amplitude de negócios pode ser dinâmica, com demandas para habilidades específicas crescendo ou diminuindo, dependendo dos ciclos do mercado e das tendências a longo prazo. Por isso, é importante que os freelancers e a plataforma estejam sempre monitorando os levantamentos trimestrais.

Analisando cerca de 500 mil trabalhos postados durante o terceiro trimestre de 2018 na Freelancer.com, percebe-se que as categorias que ficaram no topo deste levantamento, com as maiores demandas para trabalhos online, são aquelas que envolvem Web Development, soluções criativas online e Social Media.

“Como a maior comunidade de freelancers e crowdsourcing do mundo, a Freelancer.com traz ao mercado global de jobs online uma amostra das maiores tendências e mudanças desse setor. Com trabalhos em mais de 1 mil categorias e áreas como ciência, engenharia, artes e negócios, a Freelancer.com oferece o mais detalhado panorama do mercado de freelancers ao redor do mundo”, diz Matt Barrie, CEO e Chairman da Freelancer.com.

É muito job em Web Development!

Trabalhos envolvendo Web Development e aplicações online foram os que mais cresceram dentro do ecossistema da Freelancer.com durante este terceiro trimestre. Dentre eles, os jobs que exigem conhecimento em ASP ( Active Server Pages, ou Páginas Ativas de Servidor, em português), que é a linguagem de servidor comumente utilizada para a criação de páginas dinâmicas na web, assumiram o terceiro lugar. Foram postados 2.138 trabalhos de ASP no trimestre analisado, superando o número registrado no relatório passado em 21.75%. No relatório passado, os trabalhos envolvendo ASP estiveram no topo, demonstrando, então, que não apresentarão queda em sua demanda tão cedo.

Enquanto isso, conforme o crescimento na demanda no terceiro trimestre do ano, React.js, a biblioteca de código aberto do JavaScript utilizada para desenvolver interfaces de usuários para aplicativos móveis ou de página única (Single Page Application, SPA) na Internet, ficou em segundo lugar no ranking, representando um crescimento de 25.73%, em comparação com o período anterior, com 2.121 trabalhos de React.js postados entre julho e setembro.

Ao mesmo tempo, trabalhos com a estrutura de aplicativo para a web também do JavaScript, o Angular.js, que dá assistência na criação de aplicativos de página única na web, cresceram 7.78% durante o terceiro trimestre, com 4.750 trabalhos postados. Com isso, aparece no ranking na posição de número 22.

O Adobe Flash, por outro lado, também demonstra uma participação proeminente neste terceiro trimestre, finalizado em setembro. Trabalhos que demandam habilidades com Adobe Flash, frequentemente utilizado para criar aplicativos para a web, como animações para páginas na Internet e conteúdo multimídia online, alcançaram o quarto maior crescimento no Freelancer.com, um aumento de 19.54% em comparação ao período anterior.

É preciso notar, porém, que o total de trabalhos que utilizam o Adobe Flash foi de 1.890 no trimestre, número bem menor do que os 8.811 trabalhos utilizando o HTML5, que cresceu em popularidade desde que a Adobe confirmou, em 2017, que descontinuaria as atualizações do Flash em 2020, como reportado à revista de tecnologia norte-americana Wired.

Durante os últimos três meses, jobs com o HTML5 registraram um aumento de 1.58%, em comparação ao período anterior, atingindo o 69º de maior crescimento.

Fazendo um social media

Algumas das maiores plataformas de social media no mundo, como o Facebook e o Twitter, se viram sob análises minuciosas, desde que as redes sociais foram acusadas de serem utilizadas indevidamente para influenciar nos resultados das eleições dos EUA.

Como noticiado pela CNET, o COO do Facebook, Sheryl Sandberg, e o CEO do Twitter, Jack Dorsey, testemunharam durante uma audiência organizada pelo Senado dos Estados Unidos, em setembro de 2018. Na ocasião, eles responderam questões sobre os seus respectivos negócios e sobre o que estava sendo feito para reduzir os efeitos que as fake news e as provocações online estavam causando.

Apesar desses escândalos – ou até mesmo por causa deles –, os trabalhos com Social Media tiveram um aumento substancial. O Social Networking, uma área que envolve diversas habilidades, como auxílio geral com social networks, design de aplicativos, criação e expansão de páginas de redes sociais, apareceu no ranking como a sétima área que mais cresceu no período, registrando um aumento de 16.90% em comparação ao trimestre anterior.

Na oitava categoria de jobs que mais cresceram na lista Fast 50 do terceiro trimestre 2018, logo abaixo de Social Networking, aparece o Facebook Marketing com um acréscimo de poucos pontos percentuais a menos do que Social Networking, com 15.05%. Porém, tiveram 6.733 trabalhos de Facebook Marketing postados no Freelancer.com no período – bem acima dos 2.283 jobs de Social Networking requisitados neste trimestre –, refletindo uma ampla popularidade de Facebook Marketing como uma categoria de trabalho.

Já os trabalhos envolvendo o Twitter aparecem em 13º lugar no ranking, com a categoria registrando um crescimento de 10.95%, em comparação ao levantamento anterior. O total de jobs relacionados ao Twitter foi de 2.747, muito abaixo do número registrado às habilidades no Facebook.

Ocupando a 14º posição no ranking de maior crescimento de demanda no período, está a categoria de jobs de Social Media Marketing, com um aumento de 10.17% na comparação entre o segundo e terceiro trimestre. Com o oferecimento de 6.867 oportunidades em freelancer, essa categoria demandou um pouco mais de trabalhos no período do que o Facebook Marketing, que teve a marca de 6.733 jobs.

Precisa-se de habilidades digitais criativas

Conteúdo de qualidade é digno de um rei na Internet, já que os trabalhos criativos envolvendo as ferramentas digitais onipresentes de edição da Adobe, o Photoshop Design e o Illustrator, aparecem em destaque no ranking de crescimento de demanda do Freelancer.com neste terceiro trimestre.

Habilidades envolvendo o Illustrator, o editor de imagens vetoriais da Adobe, estão entre as mais populares no Freelancer.com, com 27.948 jobs postados, demonstrando um crescimento de 13.74% no período analisado em comparação ao anterior.

Já os trabalhos que utilizam o Photoshop Design, popular editor de imagens da Adobe, também aparecem consistentemente entre as maiores demandas dentro da plataforma da Freelancer.com. Os jobs dessa categoria tiveram um crescimento de 7.29% em comparação ao período anterior, com 11.607 jobs postados no trimestre finalizado em setembro.

A Produção de Vídeos é outra habilidade criativa que utiliza ferramentas digitais e que teve um crescimento notável durante o último trimestre. Aparece logo abaixo das demandas com Photoshop Design, em termos de crescimento, na posição de número 20. O aumento foi de 8.29% na comparação entre os dois períodos, com 3.905 jobs solicitados na Freelancer.com.

A ascensão da produção de vídeos acontece, mais ou menos, um ano depois que o Young Entrepreneur Council (Conselho Jovem de Empreendedorismo, em tradução livre) da Forbes sugeriu, no final de 2017, que os vídeos ao vivo e os vídeos verticais do IGTV, do Instagram, estariam entre as 10 maiores tendências de marketing que os empreendedores deveriam ficar de olho – que é somente uma das muitas áreas em que a demanda por produções em vídeo deve crescer.

Jobs em declínio

Do outro lado da moeda, trabalhos que envolvem habilidades numéricas não tiveram tanta procura na plataforma da Freelancer.com. Jobs na categoria de Matemática, por exemplo, tiveram um declínio de 31.17% na comparação entre o segundo e o terceiro trimestre, com 1.948 trabalhos postados.

Mathematica e Matlab, pacotes de softwares, que são usados em ramos de estudos de engenharia, ciências e matemática, tiveram uma queda de 34.16% na comparação dos trimestres, com 2.170 jobs solicitados no marketplace.

Do mesmo modo, trabalhos de Análises Estatísticas e Estatísticas também registraram decréscimos no período analisado. As habilidades de Análises Estatísticas foram solicitadas em 1.166 jobs, número 26.30% menor do que no segundo trimestre. Já no campo de Estatísticas a queda foi de 25.82%, com 1.652 trabalhos postados na Freelancer.com.

Também envolvendo habilidades matemáticas, os jobs que demandam conhecimentos em Algoritmos tiveram uma queda de 27.85% entre os trimestres, com a oferta de 2.153 trabalhos neste período de três meses encerrado em setembro.

Enquanto isso, os jobs que envolvem habilidade de escrita também tiveram uma queda de popularidade durante o período. Trabalhos de Redator de Relatórios apontaram um declínio de 31.15%, com 5.076 demandas postadas no último trimestre.

Já os trabalhos de Redator Acadêmico demonstraram um decréscimo de 28.66%, com 1.755 jobs, e os de Redator de Pesquisa apresentaram queda de 19.53%, apesar de esta categoria ter se mostrado um tanto quanto popular, demandando 12.274 trabalhos neste período.

As categorias de Planos de Negócios, Redator de Negócios e Redator Técnico também apontaram um declínio de jobs postados no período, atingindo as marcas de queda de 23.23%, 18.68% e 16.14%, respectivamente.

Outras duas áreas que se mostraram não muito populares neste terceiro trimestre de 2018, foram Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, que revelaram quedas de 23.57% e 24.12%, respectivamente, neste último ranking.

Tendências surgindo no horizonte

Blockchain vem recebendo muita atenção nos últimos anos e a tecnologia, criptograficamente habilitada, já vem sendo considerada para aplicações de longo alcance nas áreas de seguros, imóveis, bancária e até mesmo de propaganda, de acordo com a Forbes. As diversas formas de sustentação oferecidas pela tecnologia Blockchain às criptomoedas, como a bitcoin, também se mostraram como oportunidades de negócios, graças à ampla volatilidade de valor associada a esses ativos.

Mesmo que não apareça no Top 50 do levantamento deste trimestre, jobs envolvendo conhecimentos em Blockchain tiveram queda de 1.36% com 1.302 postagens na plataforma. Esse cenário pode estar relacionado à espetacular queda de valor atingida pela bitcoin desde que ela foi lançada em dezembro de 2017. Como noticiado pela Bloomberg, a bitcoin fechou um período de nove meses de queda em setembro.

Porém, é preciso ficar de olho se os trabalhos envolvendo a tecnologia Blockchain irão continuar em queda, independentemente de como serão as performances da bitcoin e outras criptomoedas através dos próximos meses e anos. De acordo com a TechRepublic, a Information Technology Industry & Association (CompTIA) colocou a Blockchain entre os 10 tipos de tecnologia que irão oferecer o maior potencial de operações de negócios de sucesso em 2018.

O campo de Machine Learning é outro que sentiu um declínio no oferecimento de trabalhos neste terceiro trimestre de 2018: teve queda de 6.65% com a postagem de 1.698 jobs no marketplace. Porém, ainda deve ser visto como um candidato a crescimento nos próximos relatórios, já que a demanda por habilidades em Inteligência Artificial e Machine Learning está aumentando. De fato, a lista da CompTIA das 10 maiores tendências no mercado tecnológico coloca a Inteligência Artificial em terceiro lugar, bem acima da tecnologia Blockchain, que está na nona posição.

Conforme citado anteriormente, os trabalhos com HTML5 poderão ter um crescimento na demanda com a aproximação da data de descontinuação do Adobe Flash, marcada para 2020. Em abril de 2018, o portal britânico CloudPro informou que os dados fornecidos pelo site de pesquisa de tecnologia da web W3Techs sugerem que ao menos 95% dos sites não usam mais essa tecnologia, e, em vez disso, são mais propensos a usar opções alternativas como HTML5 e CSS3.

Portanto, é provável que os trabalhos que envolvem o uso de alternativas ao Adobe Flash irão continuar a crescer, enquanto os que ainda usam a ferramenta da Adobe permanecerão em queda. Mas é preciso notar que no relatório Fast 50 deste trimestre, os trabalhos que utilizam a facilidade CSS3, na verdade, tiveram queda de 3.22%, na comparação dos últimos dois trimestres, com a postagem de 1.113 oportunidades no Freelancer.com.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *