Devo aceitar trabalho temporário ou por projeto?

Devo aceitar trabalho temporário ou por projeto?
Fernanda Andrade.

Muitos profissionais tendem a se perguntar se vale a pena aceitar um trabalho temporário ou por projeto. Alguns ainda acreditam que isso pode prejudicar sua carreira ou mesmo tirá-lo de seu foco principal. Mas, isso não passa de um grande equívoco. Aceitar esse tipo de proposta pode ser muito promissor, desde que o profissional saiba aproveitar bem as oportunidades que surgirem.

Várias empresas abrem vagas temporárias para cobrir férias, licenças ou afastamentos de seus colaboradores. Ao encarar um desafio desses, o profissional ganha a oportunidade de aprender e demonstrar seu potencial. Com um bom desempenho, é grande a chance de surgir um convite para continuar na empresa.

O ganho com a ampliação da rede de contatos também é enorme. Ao circular em novos ambientes, o profissional aumenta sua visibilidade, podendo se tornar alvo de novas propostas temporárias ou mesmo efetivas. Se não for dentro da própria empresa, pode ser até mesmo em um cliente, parceiro ou fornecedor. Quando se está na ativa, marcando presença, a chance de ser visto e lembrado é muito maior.

Com a nova legislação trabalhista, outro formato de trabalho que vem ganhando destaque é o por projeto. Profissionais de vários segmentos estão sendo convidados a atuarem especificamente em uma demanda da empresa, por um curto período de tempo. Normalmente, é para atender a um trabalho pontual, que tem começo, meio e fim, dispensando a necessidade de a empresa manter um quadro fixo de colaboradores.

Muitas vezes, alguns profissionais que vivem a experiência do trabalho por projeto acabam se identificando com o formato e continuam em busca de novas oportunidades no mesmo perfil. Embora traga menos segurança financeira e estabilidade profissional, muitos apreciam atuar de uma ponta à outra em um trabalho específico. Assim, alguns acabam até se tornando consultores independentes, atuando exclusivamente em projetos.

Para encontrar esse tipo de oportunidade, em ambos os casos, é muito importante que o profissional ative sua rede de networking. Tanto para trabalho temporário quanto para projetos, também é possível encontrar vagas em vários canais de comunicação. Portanto, é preciso circular e fazer as pessoas saberem que tipo de oportunidade você está buscando. Uma longa jornada se faz com um passo de cada vez.

O artigo foi escrito por Fernanda Andrade, que é gerente de Hunting e Outplacement da NVH – Human Intelligence.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *