Levantamento indica que alimentação é o principal gasto do brasileiro

Levantamento indica que alimentação é o principal gasto do brasileiro

O brasileiro está gastando mais com alimentos e considera o adiantamento de salário para isso. Pelo menos é o que indica um levantamento feito pela empresa Multibenefícios, unidade de negócios do GPA. Dos trabalhadores que utilizam créditos salariais antecipados, 80% investem apenas em alimentos; 19% também adquirem “não alimentos” como eletrodomésticos, bebidas, vestuários, dentre outros; e 1% faz compras por meios online.

Ainda segundo o levantamento, 71% dos trabalhadores que mais recorrem ao adiantamento financeiro são os responsáveis pela manutenção da casa e ganham de 1 a 5 salários mínimos. “Pela análise que fizemos, essas pessoas são, em geral, chefes de família. Com a crise econômica, o aumento no custo de vida e a dificuldade de planejamento financeiro que o brasileiro culturalmente tem, a organização das contas da família ficou mais complicada”, lembra Sheila Moura, gerente geral de Multibenefícios.

Os dados refletem o comportamento anual, com base de comparação dos primeiros semestres de 2017 e 2018, e ainda revela outra coisa interessante: os brasileiros com renda mensal até 1,5 salários tendem a recorrer ao crédito extra para aproveitar grandes promoções, como a Black Friday, por exemplo. “Períodos como a Black Friday costumam trazer oportunidades de compra de itens de desejo como celulares, videogames e bebidas com preços tentadores. Em geral, são pessoas que não são inteiramente responsáveis pelo sustento familiar, estão no primeiro emprego ou gastam o dinheiro apenas com elas”, completa Sheila.

Famílias endividadas

O panorama traçado por Multibenefícios é um bom norteador para que empresas de modo geral fiquem mais atentas à saúde financeira de seus colaboradores. Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em junho deste ano a média de famílias endividadas no Brasil era de 58,6%. Destas, 76,3% se diziam comprometidas com cartão de crédito.

A falta de educação financeira do brasileiro ainda é um fator preponderante neste cenário. Isso impacta diretamente a produção e a performance do colaborador e, com certeza, reverbera nas organizações. “É humanamente impossível concentrar-se em suas tarefas diárias quando há credores e preocupações constantes com dívidas”, lembra Sheila. Segundo a executiva, a empresa não pode impedir que o colaborador entre em dívidas, mas pode apoiá-lo e ajudá-lo a sair delas. “Cartões de crédito costumam oferecer taxas muito altas de juros e limites incompatíveis com a renda e não são a única opção. A empresa pode, e deve, se apresentar como parceira de seu colaborador nestas horas. Produtos como o Multicheque, que é um meio de pagamento para adiantamento salarial, funcionam dentro do limite estabelecido pela empresa (para que o empregado não gaste mais do que pode) e não tem juros para ele. É uma fonte segura e confiável de crédito, que difere do consignado justamente por não ter cobrança de juros”, reforça ela.

Além de ferramentas para agir no problema, como citado acima, o direcionamento e educação financeira é um diferencial de empresas que cuidam do seu colaborador. “Há programas de saúde, bem-estar, educação para línguas e vários outros benefícios oferecidos por empresas brasileiras hoje. Por que não investir na educação financeira do nosso colaborador? Isso terá impactos ao longo da sua vida e será benéfico para a própria empresa”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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