Empresários precisam conhecer melhor o novo perfil dos consumidores para mudarem as estratégias de venda nos próximos anos

Empresários precisam conhecer melhor o novo perfil dos consumidores para mudarem as estratégias de venda nos próximos anos

O comportamento dos consumidores no mercado não é fixo. Muito pelo contrário, muda de acordo com a época e o contexto social. Se a gente pensar nas pessoas que compram produtos pela internet, os hábitos são ainda mais diferentes. Por isso, os empresários que têm como objetivo atingir o novo consumidor, independente dos produtos que vendem, precisam conhecer melhor esse perfil para traçarem estratégias de venda e, certamente, garantirem melhores resultados em 2019.

Eu conversei com alguns consultores de varejo e pedi a eles que me apontassem algumas características do comportamento desse novo consumidor e o deve ser mudado. A primeira delas é a autonomia na hora de buscar respostas. Ou seja, se até algum tempo atrás o cliente confiava em terceiros, hoje a aposta é no faça você mesmo. Isso significa que para resolver a maioria dos seus problemas, o consumidor faz uma busca na internet e vai atrás da informação. É por esse motivo que os blogs, sites e vídeos voltados para conteúdos que solucionem pequenos problemas diários estão em alta.

E isso já foi percebido por empresas de todos os setores que estão investindo cada vez mais em sites com boas informações e que respondam aos questionamentos das pessoas.

Outra característica do novo consumidor é que ele não quer ser bombardeado por publicidade. No passado, a maneira mais rápida de atingir um cliente era a empresa investir em publicidade o tempo inteiro. Agora, quem procura uma marca ou empresa é o próprio cliente. Isso porque o consumidor moderno gosta de ser parte ativa na relação de consumo. Por esse motivo, as empresas têm percebido que é cada vez mais desnecessário bombardear os clientes com publicidade tradicional, passando a implementar estratégias de persuasão muito mais sutis.

Outra mudança é em relação à pesquisa de preços. Se no passado era preciso ir de loja em loja para conferir os preços e condições de pagamento, agora é muito mais fácil. A internet disponibiliza diversos recursos para que os consumidores tenham acesso a informações reais sobre os produtos. Além disso, é fácil e comum encontrar a opinião de outras pessoas a respeito de cada mercadoria, o que melhora ainda mais a experiência de compra dos consumidores.

Por fim, uma das características do comportamento do consumidor moderno é a valorização do meio ambiente e do aproveitamento correto dos recursos naturais. Também nada de produção em escala, sem respeito ao trabalho humano. As pequenas linhas de montagem estão em alta, apesar dos preços serem bem mais elevados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *