You are here
Home > Negócios > Dia Internacional da Mulher: conheça as mulheres à frente de empresas que estão inovando 

Dia Internacional da Mulher: conheça as mulheres à frente de empresas que estão inovando 

De uma raíz trabalhista, quando mulheres protestavam pela reivindicação de seus direitos, o Dia Internacional da Mulher é, hoje, lembrado como um pedido de igualdade de gênero. Comemorado no dia 8 de março, a data exalta a mobilização para a conquista dos direitos femininos e abre espaço para a discussão sobre as discriminações ainda sofridas pelas mulheres.

Com o avanço da presença feminina, tanto em ambientes predominantemente masculinos quanto em cargos onde a liderança conduzida por homens sempre prevaleceu, as mulheres têm se destacado cada vez mais em segmentos de mercado diferentes. Algumas, aproveitaram de gargalos em setores distintos da economia para fundarem startups que oferecem novas soluções tecnológicas ao mercado. Abaixo, conheça cinco empreendedoras que estão à frente de empresas que estão inovando no mercado:

MARIANA DIAS

Fundou a Gupy, startup líder em recrutamento e seleção com base em inteligência artificial no Brasil. Junto a três amigos, em 2015, Mariana Dias fundou a HRTech Gupy, que, através de inteligência artificial, torna mais eficiente o recrutamento e melhora a experiência de candidatos, gestores e profissionais da área de RH durante processos seletivos.

Com atuação em oito países, a plataforma da Gupy disponibiliza uma triagem de currículos que reduz 70% do tempo de esforço operacional. Por meio de inteligência artificial e machine learning, a HRtech consegue elencar em um ranking os candidatos com melhor perfil para suas vagas.

DEBORAH ALVES

Fundou a Cuidas, uma startup que conecta empresas a médicos de família no local de trabalho. Única mulher entre os três fundadores, Deborah Alves (foto) é, hoje, CTO e cofundadora da Cuidas, startup que tem a finalidade de conectar empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho. Oferecendo planos mensais, a plataforma oferece maior otimização de tempo e custos mais baixos para as empresas clientes. Em média, são resolvidos 98% dos casos pelos médicos conveniados à plataforma.

ISIS ABBUD

Isis Abbud.

Fundou a Arquivei, startup de Gestão de Documentos Fiscais. Engenheira de Produção por formação, Isis Abbud é a única mulher sócia da Arquivei, uma plataforma de armazenamento, organização e consulta de informações de notas fiscais. Como co-fundadora e CCO/Diretora Comercial da Arquivei, a executiva vem ajudando 60.000 empresas a alcançarem controle, organização e tranquilidade fiscal. A solução tem como propósito revolucionar a forma com que as empresas lidam com as notas fiscais, transformando toda burocracia que envolve esses documentos e obrigações com o governo em oportunidade.

NICOLE STAD

Fundou a Inti, plataforma de gestão e Business Inteligence (BI) de vendas e compras de ingressos, season tickets, doações e inscrições para eventos. Empreendedora formada em Administração e Propaganda e Marketing, Nicolle Stad tem passagem como gestora em grandes empresas do mercado brasileiro. Em 2015, decidiu fundar a sua própria startup, a INTI, com o objetivo de levar mais inovações e facilidades às plataformas de captação de doações e vendas de ingressos online.

A plataforma oferece serviços de BI e Customer Relationship Management (CRM) para empresas, museus e instituições culturais e filantrópicas, adotando como filosofias de negócio a transparência e a eliminação de intermediários no processo de vendas e assinaturas.

CLAUDINE BLANCO

Fundou a Viajar com Crianças, primeira agência de turismo especializada em viagens entre pais e filhos. Após mais de 10 anos atuando no mercado de turismo, como sócia do ex-marido em uma conceituada agência de viagens brasileira, a empresária e mãe de dois filhos, Claudine Blanco, teve que começar tudo do zero após o divórcio. Em 2015, fundou a Viajar com Crianças, primeira agência de turismo especializada em viagens entre pais e filhos, que desenvolve roteiros para locais considerados “alternativos” para crianças, incluindo destinos como Peru, Deserto do Atacama, Galápagos, Patagônia, entre outros.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top