You are here
Home > Economia > Pesquisa aponta que comércio quer vender mais e consumidor espera gastar menos no Dia dos Namorados

Pesquisa aponta que comércio quer vender mais e consumidor espera gastar menos no Dia dos Namorados

O comerciante de Curitiba espera vender mais e o consumidor espera gastar menos no Dia dos Namorados de 2019, segundo pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná para a Datacenso. Segundo os dados levantados, 44% dos comerciantes esperam vender mais em 2019 do que em 2018. Do ano passado para 2017, a estimativa era vender a mesma coisa. Já o consumidor, que gastou em média R$ 167,00 pelo presente do ano passado, espera gastar R$ 142,00 neste ano.

A pesquisa ACP/Datecenso foi realizada com 200 comerciantes e 200 consumidores, num total de 400 entrevistas, nos dias 14 e 15 de maio, por telefone e tem um grau de confiança de 95%.
Segundo os dados, 44% dos comerciantes esperam vender mais no Dia dos Namorados deste ano, 41% esperam vender o mesmo e 15% esperam vender menos. O comerciante do Centro espera um crescimento de 4% nas vendas, enquanto o comerciante dos bairros espera uma queda de 1%. Em 2018, o crescimento real nas vendas (descontando a inflação) foi de 1,6%.

Comerciante está esperançoso

A pesquisa procurou saber como está o ânimo dos comerciantes para os próximos meses em relação ao seu negócio e em relação à economia. A respeito de seu negócio, o comerciante curitibano está esperançoso (65%) e em relação à economia o grau de confiança cai para 53%. A pesquisa mostra que apenas 30% dos comerciantes esperam fazer investimentos nos próximos meses em seu negócio, sendo que deste total 58% vão fazer reformas; 19% esperam melhorar os produtos ou aumentar os estoques e 11% pretendem contratar mais funcionários.

Em relação ao consumidor, a pesquisa mostra que ele pretende gastar R$ 142,00 neste ano. O local preferido onde pretende comprar os presentes é o shopping center (61%), seguido da internet com 23% e das lojas de rua, com 16%. O presente preferido é almoço ou jantar para 31% dos pesquisados, seguido de roupas (26%), perfumes e cosméticos, 19% e calçados, chocolates e joias, 13%. O local onde a data deve ser comemorada é o restaurante para 57% dos entrevistados; em casa, para 20% e barzinho, motel ou viajando para 11%.

O grau de confiança do consumidor sobre a economia do país para os próximos meses é menor do que o do comerciante. A pesquisa mostra que 41% dos consumidores entrevistados estão esperançosos; 35% estão preocupados e 24% estão desanimados.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top