You are here
Home > Negócios > Projeto de economia criativa abre inscrições para coleção 2019

Projeto de economia criativa abre inscrições para coleção 2019

Chega à sétima edição o SouCuritiba, projeto de economia criativa direcionado para empresários de micro e pequeno portes interessados em criar novos produtos da linha de lembranças da capital paranaense. De 13 a 19 de maio, empreendedores e profissionais criativos como designers, artesãos, artistas, fotógrafos, publicitários, turismólogos, arquitetos, entre outros, que atuam em Curitiba e Região Metropolitana, poderão se pré-inscrever na edição de 2019. Também podem se candidatar profissionais do segmento alimentício que atuam com suvenires gastronômicos, desde que estejam com as licenças sanitárias em dia.

Para pré-inscrição, o candidato pode acessar o site do projeto: www.soucuritiba.com, baixar e ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviar paracontato@fabbrodesign.com.br. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e pelo tipo de material empregado no produto, atendendo ao requisito de que o candidato seja formalizado como microempreendedor individual, micro ou pequena empresa.

A participação é gratuita e as vagas são limitadas a 20 participantes. Os encontros acontecerão no Sebrae e em espaços da cidade, e a previsão é de finalizar as quatro etapas até o fim do ano. O SouCuritiba é um projeto do Sebrae/PR em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba Convention e Visitors Bureau e Centro Brasil Design.

Reconhecimento

Em 2018, o SouCuritibarecebeu a medalha de bronze no Prêmio Brasil Design Award, a maior premiação do design nacional, na categoria Design de Impacto Positivo. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, a premiação é o reconhecimento de um trabalho que está levando a cidade cada vez mais longe. “É uma grande conquista para todos os produtores e parceiros, o que mostra que estamos cumprindo nossa missão, nos tornando referência nacional dentro desta categoria de produtos que envolvem o design em toda sua cadeia de desenvolvimento”, afirma.

Patrícia cita ainda que um dos pontos altos do projeto é a geração de receita dentro do município. A consultora calcula que o SouCuritiba já tenha sido responsável por um faturamento de cerca de R$ 1,2 milhão a partir da venda de mais de 78 mil produtos.

Programação

Estão previstas orientações de mercado, capacitações para o empreendedorismo, imersão ao turismo, palestras e oficinas de história e criatividade, além de workshops de embalagem e precificação, que irão auxiliar na criação de um novo produto ou melhoria de um produto já existente. Na última etapa, os produtos serão avaliados. É necessário que o candidato tenha 75% de frequência e passe por todas as etapas de avaliação, em critérios de qualidade e inovação. Uma vez aprovada pela curadoria do projeto, o produto a pronto ganhará marca SouCuritiba.

“Ganham a cidade e os participantes. A cidade ganha à medida que amplia a variedade de produtos oferecidos aos turistas. Já os participantes, melhoram seu processo de criação, desenvolvimento e comercialização, tendo como base as capacitações e consultorias do Sebrae/PR e dos parceiros envolvidos no projeto, de forma gratuita”, avalia a consultora.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top