You are here
Home > Consumo > 50% dos brasileiros pretendem utilizar o cartão de crédito para comprar presentes no Dia dos Namorados

50% dos brasileiros pretendem utilizar o cartão de crédito para comprar presentes no Dia dos Namorados

A Associação Brasileira dos Lojistas de shoppings (ALSHOP), entidade que representa os maiores varejistas do País, em parceria com a empresa Real Time Big Data, realizou uma pesquisa interna entre os seus associados e constatou que metade dos brasileiros (50%) que presentearão o(a) parceiro(a) neste dia dos namorados têm a intenção de realizar as compras no cartão de crédito.

Em seguida, cerca de 42% pretende fazer o pagamento dos presentes à vista. A pesquisa foi feita por telefone com mais de 1.500 pessoas residentes nas principais capitais do País tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia.

Local preferido

Ainda na mesma amostragem, o levantamento indica que 51% dos entrevistados pretendem comprar os presentes em shoppings, enquanto 14% optará por lojas de rua e, por fim, 10% realizará as compras por meio de E-commerce (lojas online). Entre os parceiros da associação, a expectativa de circulação de pessoas nos shoppings é positiva: espera-se que, nos dias anteriores a data, haja uma alta no fluxo de até 51%.

Com isso, consequentemente os setores de restaurantes, fast-foods, cafés, sorveterias e estabelecimentos alimentícios em geral, também serão impactados positivamente em prol do dia 12 de junho. Segundo os associados, até mesmo na própria data os consumidores costumam frequentar os shoppings para comprar presentes. Diante disso, a entidade constatou que este ano, em comparação ao ano passado, o setor de Shoppings terá uma alta nas vendas de 3%.

Para o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, apesar de o aumento ser pequeno, já é o início de uma melhora para o setor varejista. “A expectativa é que, com as medidas que o governo está tentando aplicar em relação às reformas trabalhista, tributária e da previdência, haja uma melhora mais significativa em relação ao varejo a um médio prazo”, comentou.

Itens mais procurados

Ainda segundo a Associação, 34% dos brasileiros entrevistados na pesquisa quantitativa pretende gastar uma média de R$ 100,00 a R$ 200,00 em presente para o parceiro(a). Destes, 23% têm a intenção de dar um presente entre R$ 30,00 e R$ 100,00, seguido de 18% que planeja desembolsar de R$ 200,00 a R$ 400,00.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top