Inclusão financeira na América Latina ainda está ligada ao uso do cartão de crédito

Inclusão financeira na América Latina ainda está ligada ao uso do cartão de crédito

A Minsait, uma companhia da Indra, acredita que a transformação digital dos meios de pagamento é um fator essencial para aumentar a inclusão financeira na América Latina. Apesar do avanço de novas tecnologias de pagamento, como QR Code e NFC (por aproximação), mais de 60 milhões de pessoas ainda não têm conta em banco no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Atingir esse público depende de um meio bastante popular no país: o cartão de crédito.

De acordo com o relatório de Tendências de Pagamento elaborado pela companhia, o Brasil se destaca como o país que mais usa esse meio de pagamento. Os dados mostram que 81,6% dos consumidores usam frequentemente essa forma de pagamento, índice consideravelmente superior ao de outros países na região, que ficam entre 60% e 70%.

“Na Minsait entendemos que a transformação digital dos meios de pagamento é uma ferramenta indispensável para alcançar os objetivos de inclusão financeira e disponibilizamos às entidades nossa experiência em digitalização de cartões virtuais com contas pré-pagas, criação de aplicativos de pagamento, bem como nossa carteira, que vendemos sob o rótulo branco e permite ao cliente final autogestão e pagamento móvel ”, diz Carlos Souza, diretor de serviços financeiros da Minsait no Brasil.

De acordo com a Minsait, esse uso tende a crescer ainda mais nos próximos anos, impulsionado pelos cartões pré-pagos. “Essas ferramentas são amplamente utilizadas para receber doações, bolsas de estudo e outros fundos do Estado. A tendência de crescimento nos próximos anos está diretamente ligada à intenção dos governos de tentar reduzir o caixa para lidar com as taxas de fraude e o mercado não auditado”, afirma o executivo.

Ao mesmo tempo, o uso constante de telefonia móvel na região impulsiona os pagamentos por meio de smartphones. Neste contexto, a modalidade P2P (Peer-to-Peer), que facilita o pagamento imediato entre indivíduos através de cartões virtuais pré-pagos, deve ganhar cada vez mais espaço na região.

Para suportar esse crescimento na região, a companhia lançou recentemente a ferramenta Onesait Banking Payments, que é capaz de cobrir todo o ciclo de produção e áreas de processamento dos meios de pagamento, melhorando a experiência na operação de cartão de crédito e débito e proporcionando maior agilidade, eficiência e segurança.

“Nossa solução difere da concorrência principalmente em sua flexibilidade para ser parametrizada, o que permite que os produtos sejam testados rapidamente no mercado e se adaptem às necessidades de diferentes instituições financeiras, tanto aquelas que estão conduzindo um processo de transformação como dos novos bancos digitais ”, destaca Souza.

Isso é possível porque os sistemas da empresa evoluem permanentemente, tanto do ponto de vista tecnológico quanto da adaptação às novas regulamentações que podem surgir em cada país, graças ao roteiro que é planejado a cada ano com base no conhecimento do cliente e nas tendências do mercado.

A Minsait tem mais de 25 anos de experiência em meios de pagamento e 800 consultores especializados neste negócio. Suas soluções gerenciam mais de 220 milhões de cartões globalmente e podem gerenciar simultaneamente mais de 500 autorizações por segundo. A empresa possui um serviço de processamento de nuvem privada com cobertura para toda a América Latina.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *