
Segundo dados do Instituto Locomotiva, 45 milhões de brasileiros não possuem conta em banco. Mesmo sem acesso a crédito e serviços bancários, essa parcela da população movimenta mais de R$ 871 bilhões. Não ter uma conta para receber o salário ou iniciar uma poupança acaba dificultando que muitas pessoas consigam se organizar financeiramente.
Para ajudar nesses casos, a Conta Black, fintech criada para desburocratizar o acesso a serviços financeiros, separou algumas dicas para colocar as finanças em dia e ainda poupar dinheiro. Confira:
1 – Coloque tudo no papel
Não adianta torcer o nariz, para ter melhor controle financeiro é preciso colocar todos os gastos na ponta do lápis. Hoje já existem diversos aplicativos que auxiliam na função e deixam essa listagem de despesas bem mais fácil. Comece anotando tudo o que foi gasto no mês, da sobremesa no almoço às contas fixas. Desta forma, é possível visualizar onde esse dinheiro está sendo investido e poupar o gasto com supérfluos.
2 – Cartão Pré-pago
Quem não sonha em ter um cartão de crédito para poder parcelar as compras a perder de vista, não é mesmo? Mas o ideal é tentar sempre pagar à vista, e uma ótima alternativa para quem não tem conta bancária é investir em um cartão pré-pago. Sem burocracia para compra e utilização, a ferramenta permite que o usuário gaste apenas o valor carregado previamente, evitando o risco de se endividar, além de ter total controle dos gastos, com taxas transparentes e acesso a outros serviços, como transferências, pagamentos de contas e saques em caixas eletrônicos.
3 – Conta Digital
Acesse sua conta pelo celular, computador ou tablet, faça transferências, pagamentos e gerencie seus recebíveis com a rapidez de um sistema 100% digital. Para clientes Pessoa Física ou Jurídica, os banco digitais têm ganhado cada vez mais espaço ao desburocratizar o acesso a serviços bancários, com isenção ou baixo custo de taxas e otimização de tempo, pois, exceto os saques, todas as transações são realizadas via internet. Além de nunca mais precisar enfrentar as intermináveis filas em agências, em alguns desses bancos, é possível aplicar dinheiro com rendimento maior que nas tradicionais instituições e até mesmo receber dicas de educação financeira.
4 – Cursos
Na era digital, a tecnologia se tornou uma grande aliada da educação financeira. Aprender mais sobre o assunto vai ajudar a poupar e investir dinheiro. Inúmeros especialistas estão compartilhando conhecimento e dicas sobre o assunto em cursos online ou presenciais que podem ser gratuitos ou não. Muitos deles também são voltados para públicos específicos, como mulheres, população de baixa renda, empreendedores e estudantes. Os conteúdos são bastante úteis para um melhor aproveitamento da renda em diferentes fases da vida.
Com essa dicas, já dá para cuidar melhor na sua vida financeira, e com mais praticidade. E não esqueça: seu dinheiro, seu poder!