Pequenos negócios podem fugir da falência. Saiba como

Pequenos negócios podem fugir da falência. Saiba como

As micro e pequenas empresas lideraram os pedidos de falência e recuperações judiciais em julho de 2019, com crescimento de 131% em comparação com o mesmo período do ano passado. As informações são de indicador divulgado recentemente pela Serasa Experian. No total, os pequenos empreendimentos tiveram 120 requisições em 2019, enquanto em 2018 o número foi de 52.

Para Daniel Miranda, gerente-geral da plataforma para microempreendedores Azulis, “o aumento de pequenos negócios que fecham as portas, ou que estão perto disso, acompanha também o crescimento dos empreendimentos no Brasil. Foram mais de 1,5 milhão de pequenas empresas criadas no primeiro semestre deste ano. As pessoas estão arriscando mais, indo atrás de seus sonhos, e isso acaba se refletindo também na quantidade das empreitadas que ‘dão errado'”.

De acordo com a análise da Azulis, realizada com base nas estatísticas do governo relacionadas ao Simples Nacional, de junho de 2018 a junho de 2019, 49% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) deixaram de pagar ou atrasaram o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Os estados com maior índice de inadimplência são Amapá e Amazonas, ambos apresentando uma média de 69% para o período analisado, e os que têm menor índice de inadimplência são Santa Catarina e Minas Gerais, ambos apresentando uma média de aproximadamente 43% para o período analisado.

Segundo o especialista, a inadimplência acarreta uma considerável perda de arrecadação para o País e pode prejudicar o futuro dos microempreendedores e de seus negócios: “se o MEI deixar de pagar 13 parcelas de contribuição, por exemplo, ocorre o cancelamento da condição de segurado da Previdência Social”

Confira 3 dicas do especialista para organizar sua empresa e minimizar riscos:

1) Pague os impostos em dia

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem contribuir para o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), via tributária especial, com vencimento em todo dia 20 do mês. O DAS pode ter três valores diferentes dependendo da área de atuação do empreendedor: comércio ou indústria (R$ 49,90 ou R$ 50,90), prestação de serviços (R$ 54,90) e comércio e serviços (R$55,90).

Para pagar o DAS existe o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI), portal de acesso de informações tributárias para MEIs. Contudo, há grandes chances do empreendedor, imerso no dia-a-dia corrido de trabalho, esqueça de acessar o site e gerar o boleto. Para simplificar esse processo, a plataforma da Azulis criou um lembrete DAS, que é enviado via sms, já com o código do boleto para todos que se inscreveram gratuitamente.

2) Atenção aos custos fixos

Ao abrir um negócio, o empreendedor precisa estar ciente de que não pode gastar todo o dinheiro que recebe das vendas de seus produtos ou serviços. Isso porque todas as empresas têm custos. Eles podem ser os mais variados, a depender da natureza do negócio, mas apenas para citar alguns: aluguel de ponto de venda, compra de matéria-prima e suprimentos, reparos na estrutura do local, divulgação, etc.

É necessário estar sempre atento aos valores desses gastos e deixar sempre uma reserva para eventuais emergências. Assim como na vida pessoal, o planejamento financeiro da empresa deve ser prioridade para os empreendedores em qualquer estágio.

Para ajudar o empreendedor a planejar e gerir seu negócio, a Azulis criou uma série de vídeos focados nos MEIs no canal do YouTube. Confira o sobre “Plano de Negócios”: www.youtube.com/watch?v=C2gbQJiUHxE

3) Cuide da gestão empresarial

Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) integram o grupo de documentos indispensáveis para gestão empresarial responsável e eficiente, além de ajudarem a avaliar a saúde financeira de qualquer empreendimento, independentemente do seu porte ou setor de atuação no mercado. É importante acompanhá-los!

Esses documentos podem ajudar o empreendedor a tomar decisões sobre o melhor momento para investir no crescimento do negócio ou buscar crédito no mercado. Para ter as informações sempre às mãos, o empreendedor pode contratar os serviços de um contador profissional ou de uma empresa de contabilidade online.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *