Conservador, moderado ou arrojado: qual o seu perfil de investidor?

Conservador, moderado ou arrojado: qual o seu perfil de investidor?

Visualizar as possibilidades e produtos disponíveis no mercado financeiro e também conhecer o próprio perfil enquanto investidor – essas serão as principais abordagens da palestra “Investimentos – Descomplicando o Mercado Financeiro”, que será realizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) no dia 17 de outubro, a partir das 8h30, no Novotel Curitiba Batel.

Segundo a assessora de investimentos e sócia da Valore Investimentos, Paula Mara de Assis Palma, que vai conduzir a palestra, antes de iniciar qualquer tipo de aplicação financeira as pessoas precisam ter claro três pontos: “o valor que pretende investir; o prazo necessário para deixar o dinheiro aplicado; e o perfil em que se enquadra, que pode ser conservador, moderado ou arrojado”.

Ainda de acordo com Paula, com a taxa Selic abaixo de 8,5%, a correção das cadernetas de poupança ficam limitadas a um percentual de apenas 70% da Selic mais a taxa referencial, o que não é vantajoso. “O Brasil tem R$ 800 bilhões aplicados em poupança, mas é interessante que as pessoas conheçam outras centenas de alternativas disponíveis no mercado financeiro”, afirma.

Além disso, a palestrante vai mostrar na prática uma carteira de investimentos diversificada para cada tipo de perfil, apresentando a rentabilidade realizada. A migração de investimentos para as corretoras será outra questão abordada durante o evento. “Está ocorrendo uma mudança de cultura. Embora a maioria dos brasileiros invista em bancos, ao contrário dos americanos, por exemplo, aos poucos as pessoas estão se interessando por plataformas de investimentos abertas, que trazem maior disponibilidade e diversificação de produtos, além de um atendimento personalizado”, diz.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *