Impactos sobre o consumo em restaurantes são amenizados na segunda quinzena de maio

Impactos sobre o consumo em restaurantes são amenizados na segunda quinzena de maio

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, apresenta informações atualizados sobre os impactos da Covid-19 sobre o consumo em supermercados e restaurantes.

Esses impactos foram registrados a partir da análise do comportamento dos Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) e Índices de Consumo em Supermercados (ICS), elaborados a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, incluindo quantidade e valor das transações, além do número de estabelecimentos que receberam pagamentos com os cartões, entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de maio 2020. Como referência para o levantamento dos impactos da pandemia sobre o consumo, os valores recentes dos índices foram comparados às médias observadas ao longo de 2019.

Na comparação entre a segunda quinzena de maio e períodos anteriores, a análise dos Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revela uma amenização dos impactos negativos observados sobre o volume e valor das transações, bem como sobre a quantidade de estabelecimentos comerciais desse segmento que realizaram transações no período.

Em detalhe, se, na primeira quinzena de abril, os índices apontavam impactos de -67,7% (volume de transações), -56,7% (valor das transações) e -40,5% (número de estabelecimentos), o levantamento da segunda quinzena de maio mostra que os efeitos passaram a -54,2% (volume) -31,8% (valor) e -19,5% (número de estabelecimentos).

Entre as hipóteses consideradas para contextualizar esses resultados está a adaptação progressiva dos hábitos de consumo e dos canais de atendimento dos estabelecimentos comerciais às restrições vigentes durante a quarentena – a exemplo do uso de aplicativos, serviços de entrega a domicílio e opção de retirada em balcão.

“O surgimento das restrições que a pandemia trouxe à sociedade fez com que todos – empresas, consumidores e trabalhadores – buscassem novas formas de relacionamento, trabalho e consumo. Aos poucos, as adaptações à nova realidade vão permitindo alguma retomada das atividades”, destaca Eduardo Zylberstajn, pesquisador da Fipe.

Por outro lado, os Índices de Consumo em Supermercados (ICS), mostra que o fluxo de consumo e vendas nesse segmento continua sendo menos afetado pela pandemia e pelas medidas contingenciais. Em particular, o principal impacto observado no comportamento do consumo continua sendo a redução no número de transações nesses estabelecimentos.

De toda forma, os impactos registrados nos índices foram relativamente menos expressivos na segunda quinzena de maio (-14,2%), em relação à queda registrada na primeira quinzena de abril (-19,2%). Em compensação, registrou-se novamente um impacto positivo no índice que monitora o valor gasto em supermercados (alta de 12,7% na segunda quinzena de maio).

“Vemos que a manutenção da operação desses estabelecimentos durante a pandemia, como parte dos chamados serviços essenciais para a população que diminuiu a frequência, mas não deixou de consumir”, afirma Cesário Nakamura, presidente da Alelo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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