Pesquisa aponta que maior parte das pessoas gastará até R$ 240 no presente do Dia dos Namorados

Pesquisa aponta que maior parte das pessoas gastará até R$ 240 no presente do Dia dos Namorados

Mais da metade (53%) das pessoas pretende comemorar o Dia dos Namorados virtualmente este ano, em função das medidas de prevenção à covid-19. Foi o que mostrou pesquisa recente do iq, startup de serviços digitais, realizada com mais de 8 mil respondentes, em todas as regiões do Brasil. O material mostrou, ainda, que 33% das pessoas pretendem se encontrar com parceiro (a). Por conta do cenário atual, uma das mudanças de hábito que aparecem no levantamento é o crescimento da quantidade de pessoas que vai fazer o presente: 18% dos participantes, ante 8% que aderiram à prática em 2019.

Em relação aos valores que os entrevistados pretendem gastar com o mimo, 26% disseram que vão disponibilizar até R$ 60 do orçamento, enquanto 31% gastarão de R$60 a R$120; 16% de R$120 a R$ 240 e 9% vão gastar de mais de R$240. O índice de quem não pretender dar presente ficou em 18%.

Para Fernando Iodice, especialista em finanças pessoais e co-fundador do iq, o brasileiro está enfrentando o aumento de alguns gastos no período de isolamento social, como é o caso da conta de gás, que ficou 39% mais cara no estado de São Paulo no mês de abril (conta paga em maio), de acordo com pesquisa da fintech. “Além do aumento do valor das contas domésticas, muitas pessoas perderam os empregos ou tiveram a renda diminuída nos últimos meses, o que obriga a diminuição de alguns gastos considerados supérfluos, como é o caso do presente de Dia dos Namorados”, comenta.

Outro achado da pesquisa foi o interesse das pessoas em comemorar a data assistindo lives (37% dos respondentes) e vendo filmes e séries (48%), além de realizar jantares em casa (38%). Sobre estes pontos,  Iodice comenta que a quarentena está obrigando os casais a economizar, pois em um cenário considerado normal, muitos deles iriam ao cinema ou a um restaurante, como mostrou a pesquisa da Red Ventures: em 2019, 28% dos entrevistados comemoram o dia 12 de junho em frente à telona, enquanto somente 6% o farão em 2020 – em cidades em que há esta opção. Já em relação a jantares fora de casa, 30% dos entrevistados saíram para comer na data no ano passado e apenas 6% que o farão este ano.

“Neste cenário, o ideal é diminuir gastos de lazer e priorizar as contas fixas, como aluguel, luz e telefone, para evitar problemas financeiros agora e daqui alguns meses”, finaliza Iodice.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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