You are here
Home > Trabalho/Emprego > Saiba como se reinventar profissionalmente durante a quarentena

Saiba como se reinventar profissionalmente durante a quarentena

Se você ganhasse R﹩ 10 milhões você continuaria fazendo o que você faz hoje? Se a resposta for não, você precisa mudar urgentemente de profissão. A afirmação é do investidor Douglas Araújo, autor do livro Do Abacate ao Milhão – 7 passos para enriquecer, lançado durante a quarentena. “Persiga um ideal e não o dinheiro. O dinheiro vai acabar indo atrás de você. A riqueza é o resultado dos seus hábitos diários”, pontua o autor. 
 
Uma pesquisa realizada nos EUA acompanhou durante 40 anos, dois grupos de estudantes: o grupo que escolheu a profissão pela paixão, tinha mais milionários do que o grupo que escolhera a profissão atraído pelo salário. Por esse motivo, precisamos estar inteiros em nossas atividades, fazer as coisas com paixão e com vontade, isto nos proporciona uma sensação de dignidade e felicidade.

Descubra seu chamado

 
O autor salienta que é necessário descobrir o seu chamado. Quando não estamos satisfeitos com a nossa profissão ou não estamos produzindo, devemos olhar não para fora e sim para dentro. Cada indivíduo tem o seu talento, tem o seu dom, a sua vocação. A nossa missão é decodificar esses sinais, nos conhecendo e nos observando para sabermos quais são essas habilidades e o que podemos fazer com facilidade.
 
A pergunta facilitadora é: Qual atividade faria você acordar com prazer, num dia chuvoso e frio para realizar algo que faça sentido para você e para os outros? “Penso que descobrir o nosso chamado será matéria prima para transformarmos os nossos talentos em dinheiro. Seja lá qual for o seu talento ou habilidade, tudo o que fazemos com paixão e excelência, uma hora trará reconhecimento em forma de prestígio e remuneração financeira”, afirma.

Devemos sair conscientes da quarentena

 
Para finalizar, Douglas salienta que devemos sair dessa quarentena conscientes de como lidar bem com as finanças pessoais. De nada vai adiantar ganhar dinheiro e deixar escorrer tudo através do bolso furado. Se você ainda não fez nenhum novo curso online nesse isolamento ou assistiu lives sobre reeducação financeira, corra, pois ainda dá tempo. Aprenda a fazer uma reserva emergencial que possibilite você viver por 6 meses tranquilamente com o seu padrão de vida em caso de emergência como desemprego, doença, acidente, roubo ou até uma pandemia.

Economize cortando os gastos de coisas que não são essenciais e desenvolva uma nova fonte de renda para ganhar mais dinheiro, como por exemplo, criar um produto digital e repaginar as suas redes sociais. Poupe 30% do seu salário para investir e fazer o seu dinheiro aumentar. Desperte o interesse em aplicar na Bolsa de Valores. Apenas 1% dos brasileiros investem enquanto nos EUA são 54%. O momento é de inovação e criatividade.
Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

One thought on “Saiba como se reinventar profissionalmente durante a quarentena

Deixe uma resposta

Top