Tecnologia ajuda restaurantes no atendimento da alta demanda via delivery

Tecnologia ajuda restaurantes no atendimento da alta demanda via delivery

Em meio a incerteza sobre quando tudo voltará a ser como antes, os serviços de entrega ganham protagonismo. No setor de food service muitas empresas enfrentam a nova realidade e quem segue trabalhando, adapta os processos administrativos e logísticos para conseguir atender à crescente demanda.

O Grupo Rubaiyat, com restaurantes no Brasil, Argentina, Chile e Espanha, é um exemplo de estabelecimentos que tiveram um grande aumento na demanda de entrega e se saíram bem desta situação. Só no Brasil a rede mantém quatro restaurantes, dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Brasília, todos atendendo por delivery.

Busca de soluções

Thiago Albrecht Novo de Oliveira, controller do Grupo Rubaiyat, conta que foi necessário buscar várias soluções para essa nova fase já que a rede não estava dando conta de tantos pedidos online. “Precisávamos estar muito bem organizados para atender a alta demanda, desde a compra dos insumos, durante a preparação do alimento e até na contratação dos melhores parceiros para efetuar a entrega. Quando me refiro a insumos, não falo somente da escolha dos melhores ingredientes, mas também da embalagem que conserva melhor a temperatura e o sabor”, esclarece.

E foi aí que a tecnologia mostrou-se uma grande aliada do Grupo. “Nesta era digital, onde tudo está disponível com um único toque, é cada vez mais importante contar com as facilidades que a tecnologia nos proporciona. Investimos em um sistema muito amigável, visual onde temos tudo integrado: financeiro, fiscal, compras, contabilidade, contas a pagar, entre outros. A extração de relatórios é simples e eles fornecem dados que nos permitem criar estratégias de como trabalhar da melhor forma possível”, comenta Oliveira.

A empresa integradora das tecnologias utilizadas pelo Grupo é a ACOM Sistemas, que possui unidades em Curitiba e São Paulo. De acordo com Eduardo Ferreira (foto), diretor da empresa, o sistema ERP EVEREST Gestão Empresarial proporciona uma gestão centralizada de todas as operações. “Sua interface permite integrações com outros softwares, recebendo ou enviando informações. No menu de usuários podem ser adicionadas as funcionalidades e aplicações de cada atividade, possibilitando um ambiente de trabalho personalizado com as suas funções essenciais”, destaca. 

Entrega segura

Outro grande desafio da rede de restaurantes Rubaiyat foi fornecer uma entrega segura, com o alimento bem embalado e evitando qualquer contato físico. “Acredito que um dos fatores principais é conseguir entregar um prato com a qualidade que o cliente espera, dentro do tempo esperado e com toda a segurança”, fala Thiago. 

Ele acrescenta que o grupo optou pela contratação de uma empresa especializada em serviços de entrega e segue protocolos rigorosos de higiene. “Cuidado é a palavra-chave. Aferimos a temperatura dos funcionários que estão manuseando os alimentos a todo momento. Exigimos que todos os nossos entregadores utilizem máscara cirúrgicas e higienizem as mãos e os baús onde os pedidos são armazenados, antes e depois de cada entrega”, pontua o controller do Grupo Rubaiyat.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *