Aproximação de vacina anima mercado

Aproximação de vacina anima mercado

Os investidores globais estão animados com a divulgação do payroll, relatório oficial sobre o mercado de trabalho americano, onde revelou a criação de 4,8 milhões de postos de trabalho em junho nos EUA. O resultado ficou 60% acima do esperado. O que também traz otimismo é o avanço da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), produzida pela empresa farmacêutica Pfizer, em parceria com a BioNTech, que demonstrou bons resultados.

Já no cenário nacional, os indicadores indicam que a produção industrial brasileira avançou 7% em maio sobre abril. Interrompendo assim, 2 meses de resultados negativos e de um tombo recorde. No entanto, apesar da positividade, a 2ª onda do coronavírus preocupa, pois um aumento recorde de casos foi identificado em vários estados americanos, o que pode levar a mais fechamentos do comércio em algumas regiões.

Daniela Casabona, sócia-diretora da FB Wealth, explica o fluxo de seguir os mercados internacionais e como será a queda se tiver mais ondas de Covid-19.  “O mercado vem seguindo as notícias externas desde que a pandemia começou, o que muitas vezes foi até na contramão do cenário turbulento do nosso país, com as expectativas e otimismo dos Estados Unidos. E com a aproximação cada vez mais real de uma vacina, os mercados como um todo reagiram de forma positiva e o Brasil seguiu novamente esse fluxo. Mesmo com a 2ª onda em vista, que causa uma certa aversão a risco nas economias, é possível afirmar que uma forte queda estará mais controlada para novas ondas”.

Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus, explica que apesar da positividade que a vacina traz, a onda 2 do covid-19 conduz para um equilíbrio nas notícias. “A vacina é um fator positivo quando somamos com a retomada econômica, mas temos que colocar os pés no chão e lembrar que a vacina não fica pronta esse ano por mais promissora que seja. A 2ª onda é possível e se voltar a fechar a economia vamos ver o mercado precificar negativamente. Então, estamos em um momento de equilíbrio entre comemorar os dados bons e abrir o olho para a realidade que o coronavírus ainda está sem controle. O mercado fica muito em dúvida, e se vir a se assustar com o número de casos, vamos ver ele devolver o prêmio. Ou seja, muitos vão realizar o lucro que vem tendo com essas altas de recuperação e muitos vão começar a estocar suas operações e sair correndo com medo e preocupação de perder seu dinheiro, e aí vamos ver algumas movimentações intensas. Então, esse ano ainda vai amargar o segundo semestre e ainda vamos sofrer com o coronavírus”, finaliza o Estrategista-Chefe.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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