Bancos aumentam linhas de crédito, mas dificuldades continuam para microempresários

Bancos aumentam linhas de crédito, mas dificuldades continuam para microempresários

As instituições financeiras continuam disponibilizando recursos para os micro e pequenos negócios. O mais recente levantamento realizado pelo Sebrae, na última semana de junho, aponta que subiu para 177 o número de linhas de crédito voltadas para beneficiar as pequenas e microempresas em meio à crise causada pelo novo coronavírus. A pesquisa abrange informações de bancos públicos federais e privados, bancos regionais, agências de fomento, cooperativas de crédito e fintechs. Os recursos podem ser contratados com taxas a partir de 0,41% ao mês.

Eu conversei com o coordenador estadual de serviços financeiros e capitalização do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, e perguntei a ele por que embora os o número de linhas de crédito continue aumentando, por que tantos microempresários ainda se queixam da dificuldade de conseguir dinheiro nos bancos? Segundo Amberson, dois motivos são apontados para a negativa dos bancos: a restrição bancária e a falta de garantias. Para os empresários que tiveram seus pedidos de empréstimo negados pela falta de garantia, as opções são a contratação de um fundo de aval ou então recorrer a uma sociedade garantidora de crédito.

Despreparo

O coordenador de serviços financeiros do Sebrae/PR me disse que muitos microempresários chegam despreparados para buscar o crédito. Segundo ele, é recomendável que o empreendedor conheça o momento do seu negócio e as necessidades para buscar um financiamento. Neste sentido, o Sebrae/PR oferece uma ferramenta para crédito em seu portal, em que os donos de micro e pequenas empresas podem simplificar a procura por financiamento com as linhas mais adequadas de acordo com o perfil e a necessidade de cada negócio.

Para ter acesso à ferramenta, que é gratuita, o usuário realiza um cadastro no site do Sebrae com CPF e senha, seleciona qual o perfil da empresa e qual a finalidade do crédito. É possível também assinalar a opção “Crise Covid-19”, para ter acesso a linhas especiais para o momento.

Após sinalizar a finalidade, o empresário tem acesso a informações sobre as linhas mais adequadas ao seu perfil, e pode entrar no site de cada instituição financeira. As respostas são confidenciais.

Força digital

Amberson Bezerra reconhece que o momento é muito difícil, mas os empresários devem pensar num novo negócio, pois a pandemia trouxe uma realidade diferente para o mercado. O próprio Sebrae, segundo o coordenador, se reinventou e aumentou a sua força digital. No que se refere a atendimentos, mais de 100 mil empresas foram atendidas pelos consultores do Sebrae desde março, quando foi instituído o isolamento social.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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