Bancos aumentam linhas de crédito, mas dificuldades continuam para microempresários

As instituições financeiras continuam disponibilizando recursos para os micro e pequenos negócios. O mais recente levantamento realizado pelo Sebrae, na última semana de junho, aponta que subiu para 177 o número de linhas de crédito voltadas para beneficiar as pequenas e microempresas em meio à crise causada pelo novo coronavírus. A pesquisa abrange informações de bancos públicos federais e privados, bancos regionais, agências de fomento, cooperativas de crédito e fintechs. Os recursos podem ser contratados com taxas a partir de 0,41% ao mês.
Eu conversei com o coordenador estadual de serviços financeiros e capitalização do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, e perguntei a ele por que embora os o número de linhas de crédito continue aumentando, por que tantos microempresários ainda se queixam da dificuldade de conseguir dinheiro nos bancos? Segundo Amberson, dois motivos são apontados para a negativa dos bancos: a restrição bancária e a falta de garantias. Para os empresários que tiveram seus pedidos de empréstimo negados pela falta de garantia, as opções são a contratação de um fundo de aval ou então recorrer a uma sociedade garantidora de crédito.
Despreparo
O coordenador de serviços financeiros do Sebrae/PR me disse que muitos microempresários chegam despreparados para buscar o crédito. Segundo ele, é recomendável que o empreendedor conheça o momento do seu negócio e as necessidades para buscar um financiamento. Neste sentido, o Sebrae/PR oferece uma ferramenta para crédito em seu portal, em que os donos de micro e pequenas empresas podem simplificar a procura por financiamento com as linhas mais adequadas de acordo com o perfil e a necessidade de cada negócio.
Para ter acesso à ferramenta, que é gratuita, o usuário realiza um cadastro no site do Sebrae com CPF e senha, seleciona qual o perfil da empresa e qual a finalidade do crédito. É possível também assinalar a opção “Crise Covid-19”, para ter acesso a linhas especiais para o momento.
Após sinalizar a finalidade, o empresário tem acesso a informações sobre as linhas mais adequadas ao seu perfil, e pode entrar no site de cada instituição financeira. As respostas são confidenciais.
Força digital
Amberson Bezerra reconhece que o momento é muito difícil, mas os empresários devem pensar num novo negócio, pois a pandemia trouxe uma realidade diferente para o mercado. O próprio Sebrae, segundo o coordenador, se reinventou e aumentou a sua força digital. No que se refere a atendimentos, mais de 100 mil empresas foram atendidas pelos consultores do Sebrae desde março, quando foi instituído o isolamento social.