Crescem negócios com chocolate

Hoje, 7 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate. Aliás, o chocolate é um produto apreciado pela quase totalidade de consumidores e, por isso, é um mercado que atrai um grande número de empreendedores dos mais diversos portes, que têm inovado, vendendo o doce em diferentes formas, consistências e acompanhamentos.
Quando se fala em negócios, o chocolate é comercializado desde a forma de um simples brigadeiro para ajudar na renda da dona de casa ou do estudante, às luxuosas chocolaterias, franquias e grandes indústrias.
Consumo
Só para se ter uma ideia, cada brasileiro consome, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, muito abaixo dos maiores consumidores do mundo como os suíços que consomem 9 quilos por ano ou dos alemães, cujo consumo per capita é quase 8 quilos por habitante/ ano. Agora, o fato positivo para os empresários que pensam em empreender nesta área, é que o mercado consumidor vem crescendo.
Quando se analisa o número de toneladas de chocolate produzidas no Brasil, as caixas de bombons lideram a fabricação. No ano passado, por exemplo, essa categoria de produto representou 22% do total das quase 600 mil toneladas de chocolate fabricadas, sem contar os achocolatados em pó. Somando os achocolatados em pó, a produção total da indústria brasileira foi de mais de 750 mil toneladas em 2019, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate (Abicab).
Criatividade
Para quem pretende abrir um negócio com chocolates, o primeiro ponto a ser observado é a criatividade, já que o mercado é bastante concorrido, explorando produtos da culinária regional e criando combinações, deixando a cada mordida um gostinho de quero-mais.
Outro ponto que não pode ser esquecido é que existem clientes que compram chocolates personalizados para presentear somente em épocas comemorativas e, no dia a dia, compram os convencionais. Assim sendo, para o bom funcionamento do negócio, é fundamental conquistar o maior número de clientes para manter os lucros mesmo após os períodos comemorativos.
Descontos para vender mais
Um dado importante, segundo o Sebrae, é que 88% dos brasileiros compram chocolates para consumo próprio, sendo que os bombons são os preferidos pela praticidade de levá-los nas bolsas, no bolso ou colocá-los em gavetas.
Por fim, no Dia Mundial do Chocolate, para quem já está no mercado, é importante oferecer descontos, visando o aumento das vendas e, é claro, dar um incremento no faturamento.