Crescem negócios com chocolate

Crescem negócios com chocolate

Hoje, 7 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate. Aliás, o chocolate é um produto apreciado pela quase totalidade de consumidores e, por isso, é um mercado que atrai um grande número de empreendedores dos mais diversos portes, que têm inovado, vendendo o doce em diferentes formas, consistências e acompanhamentos.

Quando se fala em negócios, o chocolate é comercializado desde a forma de um simples brigadeiro para ajudar na renda da dona de casa ou do estudante, às luxuosas chocolaterias, franquias e grandes indústrias.

Consumo

Só para se ter uma ideia, cada brasileiro consome, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, muito abaixo dos maiores consumidores do mundo como os suíços que consomem 9 quilos por ano ou dos alemães, cujo consumo per capita é quase 8 quilos por habitante/ ano. Agora, o fato positivo para os empresários que pensam em empreender nesta área, é que o mercado consumidor vem crescendo.

Quando se analisa o número de toneladas de chocolate produzidas no Brasil, as caixas de bombons lideram a fabricação. No ano passado, por exemplo, essa categoria de produto representou 22% do total das quase 600 mil toneladas de chocolate fabricadas, sem contar os achocolatados em pó. Somando os achocolatados em pó, a produção total da indústria brasileira foi de mais de 750 mil toneladas em 2019, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate (Abicab).

Criatividade

Para quem pretende abrir um negócio com chocolates, o primeiro ponto a ser observado é a criatividade, já que o mercado é bastante concorrido, explorando produtos da culinária regional e criando combinações, deixando a cada mordida um gostinho de quero-mais.

Outro ponto que não pode ser esquecido é que existem clientes que compram chocolates personalizados para presentear somente em épocas comemorativas e, no dia a dia, compram os convencionais. Assim sendo, para o bom funcionamento do negócio, é fundamental conquistar o maior número de clientes para manter os lucros mesmo após os períodos comemorativos.

Descontos para vender mais

Um dado importante, segundo o Sebrae, é que 88% dos brasileiros compram chocolates para consumo próprio, sendo que os bombons são os preferidos pela praticidade de levá-los nas bolsas, no bolso ou colocá-los em gavetas.

Por fim, no Dia Mundial do Chocolate, para quem já está no mercado, é importante oferecer descontos, visando o aumento das vendas e, é claro, dar um incremento no faturamento.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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