Pesquisa mostra que shoppings voltarão a ser locais de consumo depois da pandemia

Pesquisa mostra que shoppings voltarão a ser  locais de consumo depois da pandemia
Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

Com a volta do funcionamento dos comércios, mesmo que em horários reduzidos, já se sabe que a normalidade das atividades não voltará tão rápido. Este foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Refuture.biz, em parceria com a Ana Lima Comunicação, entre os dias 01 e 17 de junho de 2020, sobre hábitos de consumo pré e pós pandemia. A pesquisa foi feita online, levando-se em consideração a frequência das pessoas em shoppings, bares, restaurantes, cinemas, teatros e outros locais de entretenimento.

O objetivo é entender como ficarão os destinos de comércios nas áreas da gastronomia, entretenimento, varejo, informação, compra online e compartilhar com o público, quais serão as tendências de consumo, neste novo normal.

Shoppings

Antes da pandemia, os shoppings eram considerados espaços de lazer e entretenimento. Os frequentadores aproveitavam o espaço para assistir um belo filme, saborear um almoço diferente, brincar com as crianças ou até mesmo frequentar um salão de beleza, banco ou academia. Mas, o que foi levantado na pesquisa da Refuture.biz, mostra que a partir de agora, o espaço do shopping voltará a ser um local para consumo.

Esta mudança irá gerar um impacto considerável na maneira como os lojistas deverão se relacionar com seus clientes. Só irá ao shopping, quem realmente precisar comprar algo. Aquele tempinho apenas para bater perna, já está fora de cogitação. Pelo menos 40% das pessoas frequentam esses locais uma vez ao mês. Ao responderem as perguntas da pesquisa, 34% alegou não voltar tão cedo a estes lugares, enquanto a vacina contra o coronavírus não for lançada.

“Apesar de shoppings serem espaços fechados e com circulação de ar feita por sistemas unificados de ar, 23% dos participantes da pesquisa disseram que vão manter a frequência de antes da pandemia, mas com os devidos cuidados sanitários. E 45% afirmou que evitará ao máximo, mas caso decida ir também estarão atentos às medidas sanitárias dos shoppings”, esclarece Camila Machion, co-criadora da Refuture.biz.

Bares e restaurantes

Entre os bares e restaurantes, os resultados foram diferentes. Dos participantes da pesquisa, 63% frequentam estes locais, ao menos 1 vez ao mês, mas no retorno das atividades, prestarão atenção aos cuidados contra o coronavírus. Isso fará com que os comerciantes mudem de atitude.

Para recuperar o movimento e conquistar a confiança do público, terão que oferecer todas as medidas de higiene e segurança, pensando na saúde do consumidor. Além disso, manter o cliente informado sobre a reabertura do local, criará uma comunicação indispensável, para fidelizar as pessoas. Também será importante pensar em quem se acostumou com a segurança, de receber seus produtos no conforto de suas casas. Então, aproveite o momento e continue fazendo delivery.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *