Sebrae/PR e Fecomércio PR lançam iniciativa para apoiar retomada do turismo no Paraná

Sebrae/PR e Fecomércio PR lançam iniciativa para apoiar retomada do turismo no Paraná

Com o objetivo de apoiar o fortalecimento do turismo paranaense e, também, de oportunizar a retomada do setor pós-pandemia, Sebrae/PR, Fecomércio PR e Paraná Turismo apresentaram, nesta quarta-feira (29), uma iniciativa que irá beneficiar diretamente as Instâncias de Governanças Regionais de Turismo (IGRs), associações sem fins lucrativos, que são como espaços de articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. A estratégia faz parte de um programa de regionalização do turismo e contempla as orientações do Decreto nº 5925/2012.

Os trabalhos já estavam previstos desde o fim de 2019, mas com o início da pandemia, o cronograma precisou ser revisto. Agora, diante do cenário de gradual retomada das atividades, a iniciativa oferece possibilidade de profissionalização, capacitações e melhoria em aspectos como gestão, liderança e representatividade institucional para fortalecer as 14 IGRs do Paraná.

Retomada

“Desde o ano passado, estávamos desenhando essa parceria para fortalecer as IGRs. Agora, essa ação faz ainda mais sentido porque sabemos que a retomada do turismo pós-pandemia será, inicialmente, num contexto regional. Portanto, quanto mais profissionalizados, instrumentados e preparados para receber os turistas, melhor será o rendimento dessas instâncias”, explica a coordenadora estadual turismo do Sebrae/PR, Patricia Albanez.

Na programação, está prevista a oferta de 120 horas de consultorias gratuitas e individualizadas para os membros das IGRs, compostas por diagnóstico de gestão, plano de ação e monitoria de resultados, além da realização de pelo menos três workshops sobre liderança e representatividade política e regional das IGRs. No trabalho, estarão envolvidas as principais representações de turismo de cada região, além de consultores do Sebrae/PR e técnicos da Fecomércio PR.

“Um grande trabalho só é possível quando feito por várias mãos. Esta parceria vai fortalecer as IGRs para a demanda que irá surgir, pois sabemos que o turismo regional voltará em breve. Agora, é hora de investir em capacitação para que a retomada seja sustentável, segura e que mantenha o Paraná como uma referência no trabalho realizado com as regiões”, destaca o gerente de turismo do Sesc e representante da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini.

Programa de Regionalização

No Paraná, o Programa de Regionalização do Turismo já tem 17 anos de trajetória. Desde o início, o Estado trabalha para fortalecer e dar mais visibilidade às regiões turísticas, divididas atualmente em: Litoral; Rotas do Pinhão; Campos Gerais; Norte Pioneiro; Norte do Paraná; Vale do Ivaí; Ecoaventuras, Histórias e Sabores; Corredores das Águas; Entre Matas, Morros e Rios; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Riquezas do Oeste; Lagos e Colinas; Terra dos Pinheirais e Vales do Iguaçu.

Em cada região, as IGRs são compostas por representantes que atuam para melhorar a articulação e interlocução entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Com o início desta ação proposta pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR e Paraná Turismo, a expectativa é que esse trabalho seja ainda mais fortalecido.

“Nosso maior desafio é desenvolver redes de apoio, envolvendo diversas instituições que entendam a importância das IGRs como interlocutoras entre cidades e Estado. Há um grande comprometimento com o turismo em cada região e sabemos que ainda existem muitas dificuldades. A ação com as Instâncias, além de contribuir para agregar mais valor a este trabalho, também poderá fortalecer as IGRs perante empresários e possíveis apoiadores do turismo regional”, detalha a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta.  

Avanço das IGRs

Com o plano apresentado e diante das expectativas para a retomada, o diretor executivo da agência de desenvolvimento regional do Sudoeste do Paraná, Célio Bonetti, vê esta oportunidade como um passo importante para o avanço das IGRs.

“Toda ação que visa o fortalecimento das IGRs é bem-vinda. Pelo trabalho que já conhecemos do Sebrae/PR, Fecomércio PR e Paraná Turismo, apostamos que a consultoria proporcionada vai atingir as expectativas, pois vai focar na estruturação no que tange a temas como gestão, estrutura financeira e relacionamento com o empresário do turismo de cada região”, conclui Celio. 

Os trabalhos previstos são embasados no Decreto nº 5925/2012, que instituiu o Certificado de Reconhecimento das Instâncias de Governança Regional de Turismo do Paraná e, também, no Masterplan Paraná Turístico 2026, um pacto que traça direcionamentos estratégicos para o turismo estadual. O objetivo é concluir o cronograma de atividades até outubro deste ano.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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