You are here
Home > Trabalho/Emprego > Unicuritiba realiza colação de grau remota a partir desta quinta-feira

Unicuritiba realiza colação de grau remota a partir desta quinta-feira

Pela primeira vez em mais de 70 anos, os alunos do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba – terão uma cerimônia de colação de grau virtual, feita por meio de uma plataforma de videoconferência. A mudança acontece em virtude das medidas de proteção e segurança contra o novo coronavírus.

As formaturas remotas começam nesta quinta-feira (dia 30/7), com cerimônias também na terça-feira (4/8) e no dia 18 de agosto próximo. Mais de 350 estudantes de diferentes cursos, das unidades Milton Vianna Filho, no Rebouças, e Pinheirinho, vão participar remotamente da solenidade que encerra essa fase universitária.

“A colação de grau é um momento que simboliza todo o percurso, coroa a trajetória acadêmica do aluno e, mesmo no ambiente online, fazemos questão que seja uma ocasião marcante, de emoção e de realização pela conclusão de uma etapa tão importante”, comenta o reitor do Unicuritiba, Arnaldo Rebello.

Como vai funcionar

Enquanto os formandos estarão em suas residências, os responsáveis pela instituição de ensino ficarão num estúdio, devidamente paramentados. A solenidade terá um ritual mais compacto do que os modelos tradicionais, mas não menos emocionante.

“Fizemos um vídeo especialmente para a ocasião. Teremos a mensagem de um convidado de renome, que é referência nacional em sua área de atuação e que deixará os formandos comovidos com as palavras e reconhecimento pelos esforços, dedicação e finalização do curso superior – tudo para aproximar as pessoas e humanizar ainda mais esse momento tão significativo”, explica o diretor do Unicuritiba, Daniel Tanigushi.

Sentimento parecido já toma conta de Vanessa Sayuri Toyohara Dallagassa, que vai se formar no curso de Gestão da Qualidade. “É uma novidade e estou curiosa em participar desse momento. Ele simboliza o encerramento de um período que exigiu muito empenho em nossas vidas”, conta.

Certificado digital

Após o juramento e os protocolos finais, o certificado digital estará disponível gratuitamente no portal do aluno. Assim, o documento já poderá ser utilizado nas atividades profissionais ou ser apresentado em processos seletivos de carreira. O diploma impresso poderá ser retirado tão logo as atividades presenciais sejam retomadas.

Assim que for possível, as cerimônias festivas e presenciais serão marcadas para que os colegas de profissão celebrem junto com amigos, familiares e deem todos os abraços que a ocasião merece.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top