Você sabe como é feita a reciclagem de um refrigerador?

Você sabe como é feita a reciclagem de um refrigerador?

O descarte incorreto de aparelhos de refrigeração como geladeiras e refrigeradores no meio ambiente pode causar danos irreversíveis à natureza como: emissão de gases que diminuem a camada ozônio e liberação de metais pesados como o mercúrio. Por isso, existem empresas especializadas em reciclar esses equipamentos, prolongando a vida útil do aparelho e contribuindo para reduzir a contaminação do meio ambiente.

É o caso da Indústria Fox, pioneira em reciclagem com base na captação de gases no Brasil, que é responsável por captar esses equipamentos, reciclar e dar o destino correto para materiais que precisam ser descartados.

Tire suas dúvidas

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o assunto, o CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza, esclarece algumas dúvidas abaixo:

Como evitar que geladeiras e refrigeradores sejam descartados de forma incorreta?

Na Indústria Fox, por exemplo, atuamos em três frentes: a primeira envolve o processo pós-industrial para captar produtos que têm defeitos e nem chegam a ir pro varejo. A segunda é no pós-varejo, que são equipamentos provenientes de retorno de garantia, danos logísticos, desistência de cliente e outros fatores. Por último, atuamos no pós-consumo, no qual os produtos são descartados por quebra ou obsolescência.

Quais são as etapas de reciclagem de uma geladeira?

O executivo esclarece que mundialmente a reciclagem de um equipamento de refrigeração possui duas etapas que consistem em: retirada de peças soltas, como vidro e gavetas, óleo e gás e compressor. Depois o gabinete é triturado por um processo automático, metais ferrosos, não ferrosos, espuma (tratada) e plásticos são separados e destinados para novos processos produtivos. “Já a Indústria Fox desenvolveu uma terceira etapa inovadora a nível mundial, na qual os gases captados in-loco são destruídos, diminuindo assim a emissão desses gases que causam o efeito estufa na atmosfera”, explica.

Como é feito o processo de destruição de gases do efeito estufa?

A captação dos gases acontece nas primeiras etapas da reciclagem para evitar o vazamento. Já na terceira fase é feita a destruição dos gases através de um processo térmico.

O que não é possível aproveitar de uma geladeira na reciclagem?

Souza esclarece que pouco se perde no processo da Indústria Fox, sendo que os materiais que vão para o descarte são somente aqueles provenientes de varrição fabril.

Normas técnicas

Por fim, o executivo ressalta que o processo da Indústria Fox é o único no Brasil que atende às exigências do acordo setorial de lixos eletrônicos – PNRS. O acordo prevê o atendimento da ABNT 15.833 e 16.156, que corresponde à manufatura reversa de equipamentos de refrigeração e resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.

“A visão nacionalista de valorização de nossas normas além de foco no pioneirismo, nos impulsionou a buscar essa certificação há mais de 3 anos, trazendo ainda mais valor a nossa entrega”, finaliza o CEO.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *