Brasil tem uma nova loja virtual a cada minuto. Saiba como enfrentar a concorrência

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostram que 107 mil novas lojas online foram criadas só no primeiro semestre de 2020. São estabelecimentos de produtos e serviços variados, como eletrônicos, alimentos, produtos de limpeza, calçados, roupas, decoração, entre outros.

Mesmo diante da retomada de atividades presenciais, o e-commerce não deve registrar queda. O setor apresentou aumento de 47% nas vendas no primeiro semestre e em pesquisas realizadas pela Adtail Newblue e E-commerce Brasil, 72% dos varejistas esperam que o segundo semestre seja ainda melhor.

Mas para quem está entrando no mundo digital agora, disputar atenção e clientes com lojas individuais, marketplaces e gigantes do mundo online é um desafio e tanto. Para entender estratégias e a concorrência neste ambiente, separamos sugestões de cursos rápidos de até R$100,00 do Sebrae, Udemy e Crehana, que ensinam a colocar o negócio para rodar.

Growth Hacking: Estratégia de crescimento digital

A técnica ensina a fazer experimentações e testes de produtos com sua audiência, colher os dados de interesse e então concentrar seus esforços nos itens que despertaram maior atração do público. Parece simples, mas é preciso alinhar estratégia do negócio com habilidade digital e por isso um curso de Growth Hacking pode te ensinar a receita para o bolo crescer.

Google Ads: Anúncios no buscador

Como fazer a sua loja online aparecer nas buscas do Google para quem procura por seus produtos? Há uma série de tecnologias envolvidas e um curso sobre Google Ads pode te ajudar a melhorar sua visibilidade e atrair mais clientes para sua loja.

Prospectar clientes

Você também pode abordar potenciais clientes a distância, por redes sociais e email. O Curso de Vendas Completo da prospecção ao fechamento dará algumas sugestões de como iniciar o contato e concluir uma venda. O pacote dá direito a uma consultoria em áudio sobre uma dúvida específica de seu negócio.

Fotografando alimentos

Saiba que uma boa imagem é o primeiro atrativo na hora de escolher um alimento. Então, é preciso caprichar na foto do bolo, pão ou qualquer guloseima que esteja vendendo online. Não é preciso investir em câmeras profissionais ou estúdios. Um curso de fotografia para alimentos pode dar noções básicas de apresentação dos produtos e melhores ângulos para fisgar o estômago do cliente.

Venda mais

Depois de ajustar todos os detalhes, é hora de pensar em Como vender mais e melhor. Com o curso, é possível identificar os aspectos que influenciam as vendas e implantar ações que conquistem clientes. São seis módulos online, com duração de 8 horas.

Vendas nas redes sociais

Agora se o seu negócio está focado nas redes sociais, a atenção aos detalhes e imagens deve ser dobrada! Fotos lindas de posts de famosos nem sempre são efeitos da plataforma, mas sim um pouco de atenção à luz, cenário, ângulo e técnica. É isso que o curso de fotografia para redes sociais vai te ensinar.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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