XP e Ashmore anunciam parceria com foco em mercados emergentes

XP e Ashmore anunciam parceria com foco em mercados emergentes

A XP Inc., plataforma líder de serviços financeiros no Brasil, e a Ashmore Group plc, gestora de ativos com mais de 25 anos de experiência em investimentos em mercados emergentes, anunciam parceria para oferecer a investidores brasileiros fácil acesso a estratégias de gestão ativa de ações e crédito focadas nos mercados emergentes.

A XP lançou recentemente três fundos locais para investidores individuais qualificados e institucionais que investem diretamente em três estratégias da Ashmore: Ashmore Emerging Markets Debt Advisory FIC FIM IE CP hedgeado (em reais), Ashmore Emerging Markets Equity Dólar Advisory FIC FIA IE sem proteção (em dólares) e Ashmore Emerging Markets Equity Advisory FIC FIA IE hedgeado (em reais).

Os Mercados Emergentes continuarão a ser os motores dominantes do crescimento econômico global com retornos altamente atraentes, especialmente quando colocados em um cenário de taxas de juros persistentemente baixas no mundo desenvolvido. As estratégias da Ashmore, por meio da plataforma XP, fornecem aos investidores brasileiros a oportunidade de diversificar seus portfólios e aumentar o potencial de retorno dos investimentos.

A Ashmore é uma gestora de ativos especializada em mercados emergentes, com US$ 83,6 bilhões sob gestão (dados de 30 de junho de 2020), e tem uma abordagem de gestão ativa comprovada que foi construída sob medida ao longo de mais de duas décadas para oferecer alta performance de investimento aos clientes. A XP tem recursos de distribuição excepcionais, juntamente com o envolvimento educacional que orienta os investidores na diversificação inteligente que faça sentido no ambiente doméstico e internacional atual.

“Por meio desta parceria com a Ashmore, a XP tem o prazer de oferecer as primeiras estratégias de mercados emergentes em sua plataforma, facilmente acessíveis aos clientes por meio de fundos locais. A escolha da Ashmore, gestora global de primeira linha, como parceira reforça nosso senso de evolução contínua e a busca por parcerias internacionais que sustentem a ideia de diversificação inteligente do portfólio internacional, considerando o viés excessivamente doméstico ainda observado nos investimentos no Brasil”, observa o sócio da XP, Leon Goldberg.

George Grunebaum, chefe de distribuição da Ashmore para a América Latina, complementa: “A Ashmore tem a honra de fazer parceria com a XP para fornecer aos investidores brasileiros acesso a oportunidades atraentes de crescimento e retorno disponíveis nos mercados emergentes. A Ashmore espera compartilhar seu foco de especialista, filosofia de gestão ativa e profunda experiência de investimento nos mercados emergentes com a XP, a fim de diversificar e melhorar os retornos de investimento de longo prazo de seus clientes.”

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *