Estratégias para ter mais produtividade e qualidade de vida no trabalho remoto

Estratégias para ter mais produtividade e qualidade de vida no trabalho remoto

Em uma nova dinâmica, os profissionais viram a sua rotina se transformar, então perante tantas mudanças no sistema de trabalho, em que muitas empresas aderiram ao home office, algumas ferramentas são imprescindíveis para uma melhor gestão do tempo, que favoreça a produtividade e não prejudique a qualidade de vida.

Números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam que 20,8 milhões de brasileiros têm a possibilidade de fazer o home office ou teletrabalho, o que equivale a 22,7% dos postos de trabalho. Embora seja uma opção estratégica diante do cenário, um outro estudo apontou que a mudança repentina para esse formato trouxe alguns desafios.

Segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 67% das empresas tiveram dificuldades iniciais para implantar o home office. Entre os obstáculos apontados, citaram a falta de familiaridade com as ferramentas de comunicação e o comportamento dos colaboradores quanto ao acesso em ambientes virtuais, dentre outros.

Ainda assim, 50% das 139 empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte entrevistadas afirmaram que a nova experiência de trabalho superou as expectativas.

Webinar vai auxiliar profissionais

Neste contexto desafiador e de tantas adaptações, para auxiliar os profissionais a manterem a eficiência no trabalho remoto, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) promove, no dia 20 de outubro (terça-feira), a partir das 10 horas, o webinar “Gerenciando o Home Office: Produtividade e Qualidade de Vida no Trabalho em Casa”.

O evento será ministrado pelo palestrante e escritor Alan Sant’Anna, que adianta algumas dicas para quem quer manter a produtividade. A começar pelos ajustes de estrutura física (desde a cadeira à infraestrutura de tecnologia), rigor e disciplina nos horários, acordos com os familiares sobre horários de trabalho, com controle de interrupções e acesso ao local, também é importante ter uma rotina de atividades físicas.

Sobre as vantagens e desvantagens do home office, um dos temas que será abordado, o palestrante afirma que dependerá muito da natureza da atividade profissional. “Entre os benefícios estão a economia de tempo e dinheiro e ainda a redução dos riscos com deslocamentos. Por outro lado, as desvantagens envolvem a redução da qualidade de interação, já que não há substituto perfeito para o contato presencial. Além disso, há o risco de aumentar o estresse e conflitos com membros da família por conta da convivência prolongada”, relata.

Quanto à gestão do estresse e técnicas para controlá-lo, outro assunto a ser discutido no webinar, Sant’Anna comenta que as pressões psicológicas do confinamento, o medo da doença, as restrições à atividade econômica e a própria mudança na forma de trabalho tornam necessário o envolvimento das equipes em programas de gerenciamento de estresse. “São programas simples que demandam disciplina em sua aplicação, mas que podem efetivamente proteger a saúde mental e a produtividade das pessoas”, acrescenta.

Organize o seu tempo de forma estratégica

E aí, o volume de tarefas aumentou? O palestrante traz dicas para uma gestão eficaz do tempo.

1)  Defina claramente seus objetivos

Clareza de intenção é poder. Uma das formas mais efetivas de poder pessoal é saber exatamente o que se quer. Escolha com inteligência e sabedoria e não mude de ideia a todo o momento. Mantenha o foco.

2) Lembre-se diariamente dos objetivos 

Mantenha seus objetivos em mente. Lembre-se sempre deles, para que suas decisões estejam em sintonia. Escrevê-los todos os dias é uma forma de fazer isso.

3) Planeje seu dia, semana, mês, ano, vida

Faça planos por escrito

4) Siga os planos

Tenha compromisso, disciplina e determinação para seguir seus planos, sem desculpas, justificativas ou explicações.

5) Termine o que começou

Conclua as tarefas iniciadas, a não ser que existam motivos muito fortes para não fazer isso. Precisamos de mais pessoas que começam e terminam suas missões.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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