Novas regras para antecipação de recebíveis entram em vigor dia 3 de novembro

Novas regras para antecipação de recebíveis entram em vigor dia 3 de novembro

Com a aprovação da convenção de recebíveis de cartão, o Banco Central visa ampliar o mercado de crédito com garantia desses recebíveis, criando mais competitividade no setor. A Accesstage (www.accesstage.com.br) sai na frente e firma parceria com a CERC Central de Recebíveis (a primeira registradora de recebíveis autorizada pelo Banco Central do Brasil), para fazer a integração entre a registradora e os players que poderão atuar contando com mais informação e segurança no mercado de recebíveis de cartão de crédito e débito. 

A mudança passa a valer a partir de 3 de novembro e promete alterar completamente o segmento trazendo mais liquidez e tornando mais seguras e transparentes as operações de crédito, uma vez que 100% das transações com cartões de pagamento terão de ser inscritas pelas adquirentes nas registradoras.

Com essa mudança, o leque se abre para factorings, financiadoras, securitizadoras e FIDCs que, além dos bancos e das adquirentes, poderão ter acesso às informações sobre os recebíveis e terão mais capacidade de negociar e conceder crédito com base em recebíveis de cartão. “Um mercado que era bem restrito passa a contar com inúmeras opções. A competitividade aumenta substancialmente “, comenta Celso Sato, CEO da Accesstage.  

Integradora do mercado

Com a parceira com a CERC, que é uma das registradoras autorizadas pelo Banco Central do Brasil, a Accesstage se torna uma integradora do mercado homologada junto a uma registradora oficial para este tipo de operação.  

“Essa parceria é de extrema importância para o mercado, principalmente nesse momento, pois viabiliza a participação de um conjunto bem mais amplo de players desse novo modelo definido pelo Banco Central do Brasil”, diz Fernando Fontes, CEO da CERC.

“A Accesstage, além de prover tecnologia compatível com o novo modelo de registro, também vai permitir a implantação dentro do prazo estabelecido nas normas, para várias instituições que ainda tinham dificuldades de se integrar em tempo hábil, realizando todas as adaptações necessárias.”, complementa. 

Volume de crédito

Por meio da Veragi, plataforma financeira da Accesstage, que até então contava com soluções completas para Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria e antecipação de recebíveis de duplicatas/notas fiscais, passa a ter também a funcionalidade de integração das financiadoras com esse novo mercado de antecipação de vendas com cartões, que se abre para essas empresas. Estima-se que aproximadamente R$ 1,8 trilhão é o volume de crédito de recebíveis de cartão anualmente no país, segundo o Banco Central do Brasil. 

Já para os clientes das soluções de cartões, que movimentam cerca de R$1,5 bilhões por mês dentro das plataformas Accesstage, além de consolidar e conciliar todos os seus recebimentos com cartões, as soluções Tiquei e Access Card contarão com novas funcionalidades que proporcionarão que em poucos passos o varejista possa solicitar a antecipação/negociação das suas vendas via cartões, com financiadores homologados nessas plataformas. 

O recebível basicamente é todo o dinheiro que está agendado para entrar para o varejista vindo das operações feitas através dos cartões de crédito.  Vale lembrar, que mesmo uma compra à vista, hoje, o pagamento cai apenas a partir de 30 dias na conta do comerciante.

Como fica na prática

Na prática, com as novas regras, os comerciantes poderão antecipar esses recebíveis em quantos dias desejarem e até negociá-los no mercado com diferentes financiadores e diferentes taxas. É mais uma forma de capital de giro para que o varejista tome a melhor decisão para o seu negócio. 

“A Accesstage não para de inovar para impulsionar a prosperidade financeira das empresas. A parceria com a CERC veio para consolidar um posicionamento de auxiliarmos as empresas não só em tecnologia, mas também no acesso a linhas de crédito mais competitivas. Essa solução empodera o cliente, seja ele o comerciante que utiliza cartão em suas vendas ou as financiadoras que passam a entrar em um mercado no qual nunca puderam navegar antes, comenta o diretor de Inovação e Produtos da Accesstage, Marcos Elias dos Santos.

Ele explica que a Acesstage está trabalhando com força máxima para atender o novo modelo de negócio no mercado de crédito, e as empresas que têm interesse em aderir, precisam correr para se adequar às integrações necessárias e não perder essa oportunidade.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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