Startup de cibersegurança libera gratuitamente score de risco para as empresas

Startup de cibersegurança libera gratuitamente score de risco para as empresas

Temos mais de 4 bilhões de pessoas no mundo com acesso à internet e segundo pesquisas, o Brasil é um dos países com mais vítimas de ataques cibernéticos no mundo. Somente no WhatsApp foram mais de 3 milhões de golpes sofridos por cidadãos em 2020.

Além disso, em tempos de LGPD as notícias sobre vazamento de dados não cessam e os riscos cibernéticos preocupam cada vez mais as empresas de todos os portes e setores. Entretanto, de acordo com a pesquisa da Accenture, somente 17% das empresas são capazes efetivamente de identificar e monitorar seus riscos cibernéticos.

Com o objetivo de apoiar na conscientização das empresas sobre o tema, a startup de cibersegurança GAT, lançou uma campanha para que as empresas possam conhecer seu score de risco de segurança cibernética. “Toda empresa está exposta à algum risco cibernético e os ataques cresceram mais de 300% durante a pandemia”, explicou Leonardo Militelli, fundador da empresa.

Score

A startup criou uma solução que lembra muito o score de crédito da Serasa. O objetivo é traduzir a postura cibernética das empresas por meio de um score que varia de 0 à 950. Isso ajuda as empresas a tomarem conhecimento dos seus ativos digitais e riscos associados. 

GAT Security Score identifica os ativos digitais da empresa, como sites, endereços de e-mails e IPs, e detecta os riscos associados, por meio de consultas em repositórios públicos e acessos oficiais. São mais de 60 pontos de verificação coletados sem qualquer acesso considerado impróprio ou não-autorizado – no entanto é importante esclarecer que a solução não substitui os serviços de pentest ou ferramentas de varredura de vulnerabilidades. “São visões complementares”, explica Militelli.

Além do próprio score, as empresas podem consultar e monitorar o score de outras empresas as quais estas se relacionam.  “Mais de 40% dos incidentes de segurança são originados por terceiros. As empresas precisam conhecer o nível de segurança dos terceiros e parceiros de negócio de forma ágil e contínua para se antecipar à incidentes. O processo tradicional baseado em questionários é importante, porém não é performático”, alerta Militelli.

Para acessar o GAT Security Score, acesse: https://www.gat.digital/security-score/

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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