Escritório de advocacia de Curitiba é a primeira edificação zero carbono do Brasil

Escritório de advocacia de Curitiba é a primeira edificação zero carbono do Brasil
DCIM101MEDIADJI_0139.JPG

A sede do escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, em Curitiba (PR), acaba de se tornar oficialmente o 1º edifício LEED Zero Carbon do Brasil. Concedida pelo USGBC (U.S. Green Building Council), a certificação reconhece edifícios que zeraram a emissão de carbono integralmente no período de um ano, utilizando fontes de energia renováveis e meios de transporte alternativos.

A edificação deixa de emitir, anualmente, 6,9 toneladas de gases de efeito estufa no meio ambiente, através da geração de 100% da energia necessária para a sua operação, por meio de paineis solares e do incentivo ao uso de meios de transportes alternativos aos ocupantes.

Essa autossuficiência em energia, que também garantiu à edificação a certificação LEED Zero Energy, foi o primeiro passo para zerar a sua pegada de carbono. Além disso, o escritório De Paola & Panasolo é LEED Platinum, o que assegura um outro importante marco para o projeto: é um dos poucos no mundo e o primeiro do Brasil com tripla certificação LEED.

“Esse é o reconhecimento de que o escritório alcançou o mais elevado padrão de sustentabilidade. Não se trata apenas de neutralizar nossa pegada de carbono, de gerar toda a energia consumida em nossas instalações, de reciclar todos os resíduos, de utilizar produtos de limpeza biodegradáveis, mas também de propiciar a toda equipe, clientes e parceiros, um ambiente de trabalho e de convivência com total conforto, saúde e bem-estar”, comenta o sócio do De Paola & Panasolo, Leonardo Sperb de Paola.

O escritório fica numa casa de 581 m², que foi construída na década de 70 para abrigar uma família. Em 2015, ela foi reformada e ampliada para a instalação do escritório. O imóvel tem sete salas de trabalho, duas salas de reuniões, recepção, lobby, auditório, oito banheiros, duas cozinhas, uma sala técnica, uma copa e uma sala de arquivos. O espaço abriga 11 pessoas, atualmente.

Autossuficiência em energia

Segundo o sócio da Petinelli, empresa de engenharia e consultoria em sustentabilidade, André Belloni, as soluções de eficiência e geração de energia renovável garantem ao De Paola & Panasolo uma economia de R$ 20 mil por ano em energia. Para se chegar a esse resultado, a primeira premissa foi reduzir o consumo de energia, com 100% da iluminação por lâmpadas de LED e todo o sistema de ar-condicionado com tecnologia Inverter.

O sócio da Petinelli explica que essas medidas garantem que a intensidade de consumo de energia da edificação seja bastante baixa, apenas 31 kWh/m² ao ano. “Isso é menos da metade do que é consumido em edifícios de escritórios similares. Investir em eficiência energética é importante porque reduz a necessidade de compra de painéis fotovoltaicos”, explica.

Para a geração da própria energia, foi implantado sistema fotovoltaico de 90 m², com 56 módulos, no telhado da edificação principal, com potência instalada de 14,8kWp e capacidade de geração de 17,8Mwh por ano. “O escritório investiu recursos próprios para a colocação do painel, o que será recuperado em menos de cinco anos de funcionamento do sistema”, ressalta Belloni.

O escritório tem ainda comando de iluminação externa por fotocélula (para desligamento durante o dia) e timer (para desligamento durante a noite); metais e louças sanitárias de baixa vazão para redução do consumo de água potável; separação de lixo reciclável e compostagem de resíduos orgânicos; e cisterna para captação da água da chuva, que é utilizada para limpeza das dependências, reduzindo significativamente o consumo da rede pública, o que, nesse período excepcional de seca, contribui para a economia de água.

Bem-estar e saúde

Outras intervenções foram feitas para promover a saúde e o bem-estar dos ocupantes, como a instalação de sistema de ventilação mecânica em ambientes e corredores onde não havia janelas ou que estavam muito distantes delas. “Isso contribuiu significativamente para melhorar a renovação e qualidade do ar, com filtragem fina de partículas”, explica Belloni.

Outro aspecto que resulta em mais conforto aos ocupantes é a integração do ambiente interno com o externo. A maioria dos cômodos têm janelas amplas com vista para o bosque de aproximadamente 400 m², que conta com dezenas de árvores nativas e é visitado por animais silvestres. “Essa solução oferece mais conforto aos ocupantes e, segundo estudo internacional da California Energy Commision, favorece a concentração e aumenta a produtividade entre 10% e 25%, comparado ao desempenho de funcionários que trabalham em locais sem acesso visual às áreas externas”, ressalta Belloni.

O De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados é um dos signatários do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidades). Em 2016, a organização intergovernamental propôs aos líderes mundiais e empresários 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para eliminar a pobreza, reduzir as desigualdades e conter o aquecimento global.

“Nós aplicamos esses objetivos na prática. São esses os princípios que norteiam as nossas tomadas de decisão, dentro e fora do escritório, e queremos deixá-los como legado. Esperamos que esse projeto inspire outras iniciativas, já que prova que as construções verdes são possíveis e viáveis. A partir dele, estamos cumprindo nossa responsabilidade como cidadãos em construir uma sociedade melhor”, diz o sócio do escritório De Paola & Panasolo, Alessandro Panasolo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *