Para driblar pandemia, RHs investem em processos seletivos online

Para driblar pandemia, RHs investem em processos seletivos online

Em meio à pandemia da Covid-19, o Brasil passou por crescimento no índice de desemprego. Na contramão desse cenário, a Verzani & Sandrini adaptou suas atividades e está gerando novos postos de trabalho, ampliando suas demandas na retomada da economia para atender aos clientes nos desafios do “novo normal”. Assim como muitos pontos do cotidiano sofreram adaptações, os RHs das empresas também passaram por esse processo. Hoje, a maior parte das contratações na Verzani está acontecendo à distância, de maneira online.

O processo de seleção remoto oferece vantagem aos candidatos, como, por exemplo, a diminuição do gasto com transporte para as entrevistas e dinâmicas em grupo. Fabio Busato, Diretor Executivo de RH do Grupo Verzani & Sandrini, destaca que esse novo paradigma está gerando bons resultados. “Temos adotado um modelo de entrevistas online, usando aplicativos de chamada de vídeo, o que trouxe segurança para nossos recrutadores e menor custo para o candidato”, afirma.

Adaptações para evitar demissões

Para evitar demissões, muitas empresas aderiram às Medidas Provisórias, diminuindo a jornada ou suspendendo temporariamente o contrato de trabalho. A Verzani, além de utilizar dessa estratégia, adotou o princípio de remanejar seus colaboradores para evitar demissões, deslocando-os de clientes com contrato em suspensão para outros que tiveram a demanda ampliada, como na área da saúde, por exemplo.

Com o resultado de um número superior de contratações, frente às demissões, a Verzani recebeu dois prêmios voltados ao RH, o “Melhores Fornecedores para RH 2020” e o prêmio “Top Of Mind” em Recursos Humanos de 2020,reflexos do compromisso da empresa com seus colaboradores, clientes e sociedade.

Outra maneira de adaptar as atividades e o ambiente de trabalho foi a adoção do home office. No auge da pandemia, 13,3% dos brasileiros estavam em trabalho remoto, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E essa é a tendência para o futuro de muitas carreiras, de acordo com o estudo, o home office pode chegar a 22,7% das ocupações nacionais.

Para Fabio Busato, a estratégia do teletrabalho apresentou bons resultados nos setores onde foi possível a adaptação. “Na Verzani, para os colaboradores de back office tem sido um sucesso, a maioria tem gostado e inclusive se achado mais produtivos, e claro, com mais qualidade de vida, pois evitam o período de deslocamento”, destaca.

Formação e profissionalização são imprescindíveis

Em meio a pandemia, a Verzani lançou o aplicativo da Universidade Corporativa de ensino a distância para promover a formação de seus colaboradores. Desta forma, as adaptações necessárias na prestação de serviços para lidar com a Covid-19 foram transmitidas e colocadas em prática, por meio de treinamento comportamental e técnico.

“A área de saúde foi a campeã de contratações, tivemos aumento de quadro significativo nos hospitais e clínicas que atendemos. Com leitos ocupados por conta da pandemia, a higienização precisou ganhar mais velocidade, e também mais qualidade, por isso o reforço nos treinamentos e orientações aos nossos colaboradores foi crucial”, afirma Busato.

Vagas e processo seletivo 

Com a flexibilização dos protocolos da quarentena, reabertura do comércio e retorno gradual às atividades do dia-a-dia, os clientes do Grupo Verzani & Sandrini tem aumentado suas demandas por serviços terceirizados. Para atender essa necessidade, a empresa segue ampliando seu quadro de colaboradores.

São vagas na área de limpeza, segurança, atendimento ao cliente, manutenção, estacionamento, além de vagas no back office. Para se candidatar, basta visitar o site da Verzani e se cadastrar em “Trabalhe Conosco”, lá estão listadas as vagas e suas respectivas regiões.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *