Boom da automação no setor de alimentação deve acontecer em 2021

Boom da automação no setor de alimentação deve acontecer em 2021

O setor de Food Service foi um dos mais impactados pela pandemia em 2020. Com medidas restritivas que incluíam o fechamento de lojas e a impossibilidade de clientes presenciais, muitas empresas tiveram que se reinventar para manter as portas abertas. 

O cenário também teve impacto nas empresas que trabalham junto a restaurantes, bares e comércios alimentícios, como a ACOM Sistemas, empresa curitibana que desenvolve sistemas de gestão e tem o ERP EVEREST – destinado a bares e restaurantes – como o seu “carro chefe”.

Eduardo Ferreira (foto), CCO da ACOM, conta que a perspectiva para o ano de 2020 pré-pandemia era a das melhores possíveis. Em fevereiro, a empresa já tinha batido as metas do primeiro trimestre e as prospecções feitas com novos clientes indicavam um ano promissor.

Então, a ACOM percebeu que poderia estender seus prazos de pagamento e auxiliar de imediato as empresas de Food Service a se adaptarem ao delivery para manterem seu faturamento e até mesmo aproveitar o momento de calmaria no atendimento aos estabelecimentos para implantar a automatização tão almejada. 

O foco foi mostrar como a tecnologia auxilia no controle de custo, redução de gastos, melhoria no aproveitamento de insumos e análise de operação, tornando os processos mais enxutos e viabilizando economias surpreendentes.

Foi o caso do renomado restaurante japonês Jun Sakamoto, localizado em Pinheiros, São Paulo. Em 20 anos de funcionamento, o restaurante nunca se preocupou com o delivery e com a pandemia teve que implantar o sistema praticamente da noite para o dia. Era preciso interligar cozinha, controle de insumos, gerenciamento de entregas e toda a parte de gestão financeira na readequação ao novo sistema. Com o EVEREST, toda essa operação se tornou viável e o delivery do Jun Sakamoto virou um sucesso em São Paulo.

Outro case de grande sucesso foi do Grupo Rubaiyat, que tem restaurantes no Brasil, Chile, Argentina e Espanha. O grupo viu seu sistema de delivery entrar em colapso devido ao grande número de pedidos durante a pandemia. Era preciso inserir mais tecnologia para que a alta demanda fosse atendida com qualidade, a partir de um sistema amigável, visual e que integrasse financeiro, fiscal, compras, contabilidade, contas a pagar, além da extração de relatórios de forma simples e com dados para traçar as melhores estratégias para o negócio. Novamente o EVEREST foi a melhor solução.

Parcerias e novos mercados em 2021

A ACOM percebeu que a parceria com outras empresas de tecnologia era fundamental para que suas soluções chegassem aos clientes e fossem implementadas em tempo reduzido, a ponto de garantir ganhos imediatos aos restaurantes, que estavam enfrentando fortemente a crise.

Uma das parcerias se deu com a NCR, que desenvolve o Colibri PDV. O projeto desenvolvido com a Galeteria Di Paolo, que recentemente inaugurou sua terceira casa em São Paulo, foi o primeiro de muitos outros que se colocam à frente.

“O networking é fundamental e juntar forças é vital neste momento. Se um cliente nosso pede uma dica de PDV (ponto de venda), por exemplo, podemos indicar alguns parceiros que certamente darão conta do trabalho”, diz o CCO da ACOM.

Todas essas estratégias levaram a ACOM a retomar seu crescimento no segundo semestre. A meta de fechar dois novos clientes por mês foi superada, a empresa não teve que reduzir o quadro de funcionários e se consolidou como referência no mercado, o que traz uma ótima perspectiva para 2021.

Contando com a reabertura do mercado, a expectativa é que a demanda pelos produtos da ACOM aumente ainda mais. Hoje, a empresa atua fortemente no Paraná e em São Paulo, mas a meta para 2021 é expandir os negócios em direção ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

“Projetamos um crescimento de 15% para o ano que vem. Há alguns meses isso parecia impossível, mas agora a projeção é considerada conservadora”, explica Eduardo Ferreira.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *