You are here
Home > Trabalho/Emprego > Fernando Moraes é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR

Fernando Moraes é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR

Fernando Moraes (foto) foi eleito, nesta segunda-feira (22), o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. Moraes é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), conselheiro do Sebrae/PR e empresário. O londrinense substituirá Darci Piana, presidente da Fecomércio PR e vice-governador do Paraná.

O administrador de empresas e diretor comercial do grupo Móveis Brasília – com mais de 700 colaboradores – é certificado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos da ISE Business School, em São Paulo, e pelo Programa de Desenvolvimento de Competências de Liderança, da IESE Business School, em Barcelona, na Espanha.

De 2019 a janeiro de 2021 presidiu Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Neste período, participou da articulação para o aporte de crédito de R$ 5 milhões para micro e pequenas empresas durante a pandemia do coronavírus, assim como das iniciativas municipais do MasterPlan, o planejamento do futuro de Londrina para os próximos 20 anos, e do Plano de Retomada da Economia.

Eleito e empossado para comandar o CDE em 2021-2022, Fernando Moraes projeta um mandato de trabalho, pois, além das micro e pequenas empresas precisarem do apoio da instituição, mais pessoas estão partindo para o empreendedorismo como alternativa ao desemprego.

“Tenho importantes missões pela frente, entre elas, presidir o CDE após uma gestão brilhante executada por Darci Piana e atender as demandas dos empreendedores no cenário de crise. Eles contam com o Sebrae/PR para o enfrentamento e para a retomada econômica. Precisam de apoio para seus negócios e defesa dos seus interesses em níveis político e econômico”, destaca Moraes.

Ao longo de dois anos (2019-2020), na gestão de Piana, o Sebrae/PR atendeu 501 mil empresas distintas, sendo o suporte para pequenos negócios que enfrentaram uma das piores crises econômicas da história.

“Estivemos sempre ao lado das MPE, atendendo, criando soluções para melhorar a gestão, promovendo a inovação e articulando para buscar crédito e necessidades evidenciadas no panorama de crise. Tenho total confiança no Fernando, na equipe do Sebrae, para seguirmos ao lado dos empreendedores gerando valor para seus negócios”, analisa Piana, que foi presidente do CDE também no biênio 2007 e 2008.

No Paraná, o Sebrae possui seis regionais e 26 escritórios que, com as Salas do Empreendedor e Pontos de Atendimento, estabelecem uma rede de 248 locais com presença física. A instituição disponibiliza atendimento presencial e digital, oferta consultorias, orientações, capacitações, projetos, programas e soluções que atendem clientes em educação empreendedora; empreendedorismo; liderança; startups; inovação e ambiente de negócios.

Gestão compartilhada

Com modelo de gestão compartilhada, o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR é formado por representantes de segmentos do setor produtivo, instituições de crédito e poder público. As 13 entidades que compõem o Conselho são: Fomento do Paraná; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Faciap; Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep);  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Sebrae Nacional; Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral; Ocepar; e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top