You are here
Home > Economia > Mercado de smartphones deve crescer 11% em 2021

Mercado de smartphones deve crescer 11% em 2021

Relatório realizado pela consultoria Gartner aponta que o mercado de smartphones deve crescer 11,4%, este ano, em relação a 2020, sendo que 35% das vendas deve ser de modelos com a nova conexão 5G. Ou seja, serão cerca de 535 milhões de smartphones 5G vendidos ao longo deste ano, contra 213 milhões do ano passado.

Levando em consideração os padrões de desenvolvimento, o mercado de acessórios para celulares cresce a cada dia, e o setor identifica perspectivas de crescimento futuro. Os acessórios viraram itens importantes no dia a dia das pessoas, principalmente na pandemia, que trouxe a necessidade de adaptação ao home-office e para isso é preciso preparar estrutura para dar conta do trabalho em casa, das redes sociais com qualidade e com iluminação perfeita, sem contar no tanto de gente que usa o celular como importante ferramenta de trabalho, por exemplo, digital influencer.
 
Essa é uma profissão, relativamente, nova no mercado. É válido apontar que a ascensão do digital influencer ocorre de maneira diretamente proporcional ao aumento do consumo de informação e uso da tecnologia que junto à realidade virtual estão dominando o mundo.

Quem tem CPF, tem celular

“Hoje, quem tem CPFf, tem celular. O aparelho deixou de ser somente para ligação, hoje ele é uma ferramenta de trabalho essencial. Conheço fotógrafos profissionais que utilizam aparelho celular, porque a tecnologia envolvida em uma câmera de celular é muito superior ao que nós tínhamos há dois anos atrás”, diz Pedro Rodrigues sócio proprietário da Me Salva Tudo Para Celulares.

Para Rodrigues, investir no mercado de acessórios para smartphone é a grande sacada para 2021, devido a ascensão que esse investimento traz por ser um mercado que está cada vez mais propício para esse ramo, uma vez que o brasileiro “precisa de arroz, feijão e smartphone para sobreviver”.

Segundo levantamento global realizado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), que estudou hábitos do uso do celular no dia a dia das pessoas, os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida delas. E, no Brasil, o hábito é acima da média global; 38% dos brasileiros usam o smartphone por seis horas ou mais, diariamente, enquanto a média mundial de uso por seis horas é de 22%.
Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top