Pepsi e Guaraná Antarctica se unem em projeto de apoio ao pequeno comércio

Pepsi e Guaraná Antarctica se unem em projeto de apoio ao pequeno comércio
Diariamente, milhares de brasileiros vivem os impactos e desafios causados pelas mudanças socioeconômicas ocorridas durante o último ano, que forçaram empresas – grandes, médias e pequenas – a repensarem a forma como se relacionam com os clientes, principalmente no setor de restaurantes, tão afetado pelas regras de segurança e isolamento social. Com o objetivo de minimizar os desafios enfrentados pelo setor e auxiliar na recuperação econômica do país, PEPSI® se une à Guaraná Antarctica para lançar o Cresça Seu Negócio, um pacote de ferramentas e capacitação com foco em pequenos restaurantes, lanchonetes e bares. A iniciativa foi lançada inicialmente nos estados da região sul do país: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e deve impactar cerca de 6 mil pequenos negócios.
Com o objetivo de beneficiar restaurantes independentes locais com capacidade para até 50 clientes, o programa oferece ferramentas e recursos educacionais para esses pequenos estabelecimentos gerarem credibilidade e confiança entre os consumidores e promover as vendas por meio de elementos visuais de qualidade, merchandising, conteúdo de mídia social, entre outros, bem como um programa de treinamento on-line inovador. Com personagens que geram o sentimento de identificação, o Sr Chopin e sua filha – que representam os milhares de proprietários de pequenos comércios espalhados pelo país – guiam os módulos educacionais da plataforma, passando por táticas de engajamento com o consumidor, dicas para aumentar as vendas, assim como outras capacitações para levar o pequeno comércio a um novo patamar.

Brasil tem 700 mil restaurantes

No Brasil, há atualmente em torno de 700 mil pequenos restaurantes, que são fonte de receita para milhares de famílias no país, somente no último ano, mais de 300 mil estabelecimentos do setor fecharam as portas e, dentre os que ainda conseguem operar, o faturamento é abaixo do esperado em 71% dos restaurantes, bares e lanchonetes*. Além disso, os restaurantes também passaram por uma grande transformação em todos os aspectos do trabalho, com a criação de novos padrões – desde soluções sem contato a protocolos de higiene – e tendências – como a transformação digital e o aumento dos serviços de entrega e comércio eletrônico. Visando esse público, a iniciativa visa impactar positivamente em torno de 20 mil pequenos restaurantes em todo o Brasil.

“Com mais de 100 anos de operações na América Latina e há mais de 60 anos presente no Brasil, a PepsiCo e suas marcas, como a PEPSI®, estão empenhadas em apoiar restaurantes independentes nas comunidades em que opera para ajudar a fortalecer as economias locais no caminho para a recuperação em meio à pandemia”, comenta Santiago Murray, Diretor Geral para as bebidas PepsiCo no Brasil e América Latina. “O mundo está mudando e as pequenas empresas precisam se adaptar à nova realidade. Como parte de nossa estratégia “Vencer com Propósito” para incorporar propósito em todos os aspectos do negócio, apoiar esses restaurantes se tornou crucial para nossa resposta à pandemia e, por isso, lançamos a solução Cresça Seu Negócio: para ajudar os empreendedores a operar e crescer durante tempos difíceis.”

Como participar do Cresça Seu Negócio:

Proprietários de pequenos restaurantes (clientes AMBEV & PepsiCo) receberão acesso a treinamentos e certificação on-line para ajudá-los a expandirem seus negócios, para isso será necessário que eles se cadastrem na plataforma www.oseumenu.com.br. Os módulos de treinamento incluem cursos sobre engajamento com consumidores e clientes (novos e atuais); conhecer a concorrência; aumentar as vendas; definir objetivos, problemas e oportunidades de negócios; rumo a uma transformação digital no negócio; e trabalhar com serviços de entrega de terceiros.

Além disso, para promover melhor as ofertas dos proprietários de restaurantes independentes e ajudá-los a lidar com as ansiedades dos consumidores sobre os novos protocolos, a solução Cresça Seu Negócio incentiva as interações com os clientes, fornecendo materiais de comunicação digital que os proprietários podem decidir usar, para merchandising na loja ou compartilhar nas redes sociais, desde pôsteres sobre protocolos de higiene para funcionários e clientes até cardápios sem contato. Os destaques incluem:

• Criação de recursos visuais de alta qualidade: o site https://www.oseumenu.com.br permite que os empreendedores criem materiais promocionais personalizados, oferecendo planos de fundo, quadros e imagens de alimentos, bebidas ou lanches específicos, para atrair clientes novos e atuais por meio de recursos visuais de alta qualidade.

• Promoção de vendas por meio do WhatsApp: os proprietários podem personalizar materiais promocionais para aumentar as vendas por meio do WhatsApp.

• Menus digitais: os proprietários podem fazer upload de seu menu PDF diretamente para o aplicativo, que gera um código QR exclusivo para menus sem contato.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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