Como melhorar a saúde mental dentro de uma operação de call center

Como melhorar a saúde mental dentro de uma operação de call center
O cargo de operador de call center é mundialmente reconhecido como uma das profissões com altos níveis de estresse. A categoria, uma das mais afetadas no atual contexto de pandemia e crise econômica no país, é formada predominantemente por jovens e mulheres, que são os principais responsáveis por compor a renda familiar. Por isso, o setor tem investido na saúde mental das pessoas, principalmente com soluções que ajudem a minimizar o desgaste emocional dos seus colaboradores. Como por exemplo implantar recursos de tecnologia na nuvem que ajudem na otimização e automatização da operação.

De acordo com um estudo feito pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgado recentemente pela Pfizer, 39% dos jovens entre 18 e 24 anos disseram que a saúde mental piorou desde que o novo coronavírus começou a se espalhar pelo Brasil. As mulheres também são as principais afetadas pelos transtornos psiquiátricos que aumentaram significativamente com a pandemia: 38% das entrevistadas classificaram a saúde mental como ruim ou muito ruim.

Otimizar o tempo

Diogo Hartmann, fundador da 3C Plus , plataforma 100% na nuvem que faz a gestão completa de operações de call centers, explica que é necessário otimizar o tempo do operador, tornando-o mais produtivo com entrega de chamadas onde realmente existe alguém do outro lado da linha para falar com ele, evitando ociosidade, travamentos, quedas, ou repetindo em excesso ligações para clientes que já informaram não ter interesse no assunto.

Além disso, os intervalos servem também para preservar a saúde do operador, mental e física, já que em call center é comum o estresse, ritmo acelerado de trabalho e doenças causadas por L.E.R (lesão por esforço repetitivo).

A gestão de intervalos está prevista na NR 17 (Norma Regulamentadora 17) e deve ser seguida por todas as telecomunicações. O sistema da 3C Plus permite fazer a personalização das pausas para que cada cliente possa incluir mais intervalos durante a rotina de forma eficiente, garantindo que os operadores realmente estejam utilizando seu direito ao descanso corretamente. Esta metodologia tem gerado bastante eficiência para uma maior qualidade de trabalho e bem-estar dentro dos calls centers.

”A gestão de intervalos também é uma das funções da gestão de pessoas, Tornar a interface mais simples e amigável é outro detalhe que traz agilidade e confiabilidade ao operador. Essa atenção evita que o home office seja uma atividade tão estressante e ajuda a manter a saúde mental dos operadores. Estamos buscando facilitar e tornar melhor o trabalho do operador que é o ponto principal do relacionamento entre empresas e clientes.”, afirma, fundador da 3C Plus.

De acordo com dados da Culture 500, pesquisa recente da MIT Sloan Management Review em parceria com a Glassdoor, o quesito ”respeito” aparece como o ponto mais importante dentre os valores que o trabalhador observa dentro de uma empresa. O estudo ainda revela que, quando a liderança se solidariza com o colaborador, ele se sente mais comprometido com o trabalho.

Para o empresário, o crucial para melhorar a qualidade do trabalho na operação de call center é saber como aumentar o nível de satisfação do colaborador. Ao valorizar o funcionário, a empresa não só aumenta a retenção de talentos como também ajuda a eliminar o tipo de ambiente tóxico normalmente encontrado na telefonia.

“Para manter a saúde mental deste profissional é preciso criar um ambiente de trabalho mais otimizado, na qual o colaborador consiga ter pausas periódicas sem se sentir pressionado pela produtividade. Para isso, a tecnologia é fundamental. A nossa plataforma, por exemplo, otimiza 80% do tempo do atendimento”, comenta Hartmann.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *