Pernambucanas e Matera fecham parceria para fomentar a inclusão financeira de desbancarizados

Pernambucanas e Matera fecham parceria para fomentar a inclusão financeira de desbancarizados

O mercado financeiro brasileiro, com a ajuda de iniciativas do Banco Central, tem se tornado cada vez mais inclusivo, fomentando a entrada de novos players e descentralizando a oferta de serviços financeiros.

A Pefisa, fintech da Pernambucanas, foi uma das pioneiras na concessão de crédito no varejo e segue hoje sendo referência no mercado. Em 2019, lançou a sua Conta e Carteira Digital, e em 2020, foi a primeira fintech de uma varejista a aderir ao Pix.

Como participante direta do Pix, a Pefisa ampliou as formas de pagamento das faturas. Agora, além dos boletos, o cliente também consegue efetuar a transação pelo Pix Cobrança.  Sem contar que também disponibilizou o Pix como meio de pagamento nos caixas das lojas físicas e online da Pernambucanas. No seguimento de pessoas jurídicas, a Pefisa está oferecendo o serviço de Pix para indiretos, apoiando assim instituições de pagamentos e fintechs no acesso ao mercado financeiro.

“Um dos principais compromissos da Pefisa é contribuir com a inclusão bancária e acesso ao crédito a milhões de brasileiros. Atualmente, esse tema também está aliado à digitalização. Oferecemos serviços financeiros de uma forma bem mais simples e prática, com menos burocracia e com o diferencial do relacionamento feito por uma marca de 113 anos”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

Para apoiá-la em algumas iniciativas que envolvem o Pix, a varejista contou com a Matera, empresa de desenvolvimento de tecnologia para serviços financeiros, que contribuiu com as sugestões do desenho operacional, novos modelos de negócios, segurança e conformidade com as regulamentações. “A Matera colaborou com nossas iniciativas, trazendo agilidade por meio de sua plataforma”, afirma Fabiano Rustice, CIO da Pernambucanas.

“Esse movimento para que a população tenha acesso aos serviços financeiros é de extrema importância na sociedade e o varejo é um grande agente de apoio e disseminação do uso dessa nova rede de pagamento. Por meio de um celular, o cliente poderá pagar suas compras no comércio sem nenhuma fricção. Por isso, estimamos um cenário que contribua com a inclusão financeira e digital dos brasileiros, trazendo também novas oportunidades de negócios”, finaliza Diogo Meireles, Diretor Executivo da Matera.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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