Pernambucanas e Matera fecham parceria para fomentar a inclusão financeira de desbancarizados
O mercado financeiro brasileiro, com a ajuda de iniciativas do Banco Central, tem se tornado cada vez mais inclusivo, fomentando a entrada de novos players e descentralizando a oferta de serviços financeiros.
A Pefisa, fintech da Pernambucanas, foi uma das pioneiras na concessão de crédito no varejo e segue hoje sendo referência no mercado. Em 2019, lançou a sua Conta e Carteira Digital, e em 2020, foi a primeira fintech de uma varejista a aderir ao Pix.
Como participante direta do Pix, a Pefisa ampliou as formas de pagamento das faturas. Agora, além dos boletos, o cliente também consegue efetuar a transação pelo Pix Cobrança. Sem contar que também disponibilizou o Pix como meio de pagamento nos caixas das lojas físicas e online da Pernambucanas. No seguimento de pessoas jurídicas, a Pefisa está oferecendo o serviço de Pix para indiretos, apoiando assim instituições de pagamentos e fintechs no acesso ao mercado financeiro.
“Um dos principais compromissos da Pefisa é contribuir com a inclusão bancária e acesso ao crédito a milhões de brasileiros. Atualmente, esse tema também está aliado à digitalização. Oferecemos serviços financeiros de uma forma bem mais simples e prática, com menos burocracia e com o diferencial do relacionamento feito por uma marca de 113 anos”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.
Para apoiá-la em algumas iniciativas que envolvem o Pix, a varejista contou com a Matera, empresa de desenvolvimento de tecnologia para serviços financeiros, que contribuiu com as sugestões do desenho operacional, novos modelos de negócios, segurança e conformidade com as regulamentações. “A Matera colaborou com nossas iniciativas, trazendo agilidade por meio de sua plataforma”, afirma Fabiano Rustice, CIO da Pernambucanas.
“Esse movimento para que a população tenha acesso aos serviços financeiros é de extrema importância na sociedade e o varejo é um grande agente de apoio e disseminação do uso dessa nova rede de pagamento. Por meio de um celular, o cliente poderá pagar suas compras no comércio sem nenhuma fricção. Por isso, estimamos um cenário que contribua com a inclusão financeira e digital dos brasileiros, trazendo também novas oportunidades de negócios”, finaliza Diogo Meireles, Diretor Executivo da Matera.