You are here
Home > Curso > Aliança Empreendedora promove 7 cursos gratuitos em novembro

Aliança Empreendedora promove 7 cursos gratuitos em novembro

Com o objetivo de impulsionar e incentivar microempreendedores brasileiros, formais e informais, a Aliança Empreendedora promove neste mês de novembro, dentro do âmbito da Semana Global de Empreendedorismo, sete cursos gratuitos em parceria com empresas e organizações de diversos setores como Santander, ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças), Fundação Grupo Volkswagen e Facebook.

Dentre os sete cursos online acessíveis pelo site oficial da Semana Global do Empreendedorismo e também pela plataforma Tamo Junto, iniciativa da Aliança Empreendedora, há quatro oportunidades focadas em empreendedorismo feminino, uma iniciativa do programa #ElaFazHistória, em parceria com o Facebook. O objetivo de todos os cursos é oferecer acesso para esses microempreendedores a informações sobre gestão financeira, marketing e até mesmo ensiná-los como se formalizar.

Relatório de Atividades de 2020 da Aliança Empreendedora aponta que a crise econômica agravada pela pandemia da covid-19 impactou negativamente muitos microempreendedores. De acordo com os dados coletados, 23% dos administradores de pequenos negócios precisaram demitir ao menos um funcionário no ano passado e 47% viu sua renda diminuir pela metade. Apesar desse cenário, os empreendedores ouvidos pela pesquisa mantiveram-se otimistas e encontraram na tecnologia uma aliada para manterem seus negócios ativos. Ainda em de acordo com o relatório, em 2020, com um investimento de mais de R﹩ 7 milhões, a Aliança realizou 30 projetos e alcançou 22.577 beneficiados, sendo 89,5% destas mulheres.

Mulheres empreendedoras

De acordo com levantamento do Sebrae, no terceiro trimestre de 2020 havia cerca de 25,6 milhões de empreendedores do país, sendo 8,6 milhões de mulheres. No entanto, dessas empreendedoras, 61% conseguiam gerar apenas um salário-mínimo de renda. Neste contexto, a Aliança trabalha para que esse público tenha melhores condições de empreender. Por isso, fez uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Sul, que ofereceu duas oficinas gratuitas e online somente para mulheres. Os dois cursos atraíram muito interesse: mais de 2.393 inscrições foram feitas. O que somente reforça a necessidade de incentivo para esta parcela da população.

Serviço

Cursos online acessíveis pelo site Semana Global do Empreendedorismo e também pela plataforma Tamo Junto:

• Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras – #ElaFazHistória – Módulo 1

• Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras – #ElaFazHistória – Módulo 2

• Formalização para Mulheres Empreendedoras – #ElaFazHistória

• Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras – #ElaFazHistória

• Inovar em tempos de crise

• Empreendedorismo Inclusivo

• Emprender en Brasil: Cómo administrar tu negocio durante la crisis
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top