Confira as ações e promoções que farão a diferença para empreendedores e varejistas na Black Friday

Confira as ações e promoções que farão a diferença para empreendedores e varejistas na Black Friday

A chegada da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (26), chama atenção devido aos descontos atrativos e alta procura por produtos e serviços. Com o aumento da demanda, muitas empresas se planejam para que os usuários já tenham em vista o que será ofertado durante o mês ou até mesmo no dia. De acordo com dados da pesquisa da Knewin, maior PRTech da América Latina, referência em monitoramento de mídia espontânea, o assunto Black Friday teve um aumento de repercussão do assunto na imprensa de cerca de 22,7%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

As buscas por palavras-chave do setor de eletroeletrônicos aumentou 8,9% e no segmento de vestuário cerca de 22,26%, segundo dados da pesquisa. Porém, para que os consumidores de fato finalizem a compra, alguns processos fazem a diferença e os quesitos importantes se relacionam ao frete reduzido ou grátis, produto bem avaliado, ponto de retirada e os métodos de pagamento facilitados.
Além das tradicionais estratégias de remarketing com e-mails de desconto, cupons exclusivos e brindes especiais, especialistas listam alguns pontos que podem garantir uma melhor experiência para o consumidor na data e no pós. Confira abaixo algumas dicas que podem alavancar as vendas.

Live Commerce para vender mais

Investir em interação via vídeo com os consumidores fará com que o atendimento seja mais humanizado e aumente a conversão de vendas. Com a pandemia, a transformação digital acelerou e com ela veio a atualização e modernização da plataforma de vendas e dessa forma, o Live Commerce ganhou espaço por ser um recurso que permite às marcas, com o auxílio através da tecnologia, para realizar transmissões ao vivo com o objetivo de demonstrar um produto ou serviço apto para comercialização. Esse novo modelo de compras tem sido um chamariz para muitos usuários e a Alive, plataforma white-label de Live Commerce, acredita que o futuro das compras online estão nesse mercado. De acordo com o Gabriel Reginatto, co-fundador da Alive, “os consumidores que acompanham as lives escolhem seus produtos de uma maneira simples e conseguem finalizar em um único lugar, sem a necessidade de precisar interromper a experiência”.

Oferecer qualidade ao consumidor

As exigências aumentaram e os clientes buscam por processos qualificados e seguros. Para ter sucesso com as vendas nessa Black Friday, o Luiz Pavão, VP e co-founder da Infracommerce, ecossistema digital white label para marcas e indústrias globais, explica que colocar o cliente como centro das atenções irá transformar o negócio. Otimizar as soluções digitais para que as empresas e as marcas possam proporcionar experiência de compra diferenciada faz com que haja a fidelização do cliente com a empresa. Além disso, é preciso investir em processos logísticos para que determinados produtos cheguem até o usuário de maneira rápida, barata e eficaz. “Os consumidores estão bastante exigentes e querem ter seus produtos em mãos o quanto antes, mas para que essa entrega aconteça, todas as áreas precisam estar funcionando de maneira integrada. Cabe a nós atendê-los da melhor forma, mantendo a mesma excelência no serviço, com um prazo menor e baixo custo”, explica Luiz Pavão, Vice-Presidente B2C da Infracommerce.

Investir em um e-commerce pode ser alternativa

Aos varejistas que buscam vender mais nessa Black Friday será preciso integrar sua loja aos grandes marketplaces. O Olist, ecossistema de soluções para vendas online, lançou sua campanha para a Best Friday com diversas ações para ajudar os lojistas a se prepararem de forma mais assertiva visando a melhor sexta-feira do ano. A startup, que possui vitrines nos principais marketplaces por meio do seu produto Olist Store, otimiza o processo de pesquisa dos produtos anunciados pela plataforma, promovendo uma experiência de compra inteligente de ponta a ponta aos clientes, além de oferecer ótimos preços.

Preparar e adequar a logística para a alta demanda

Para se ter o sucesso completo nesse período, a Black Friday e a logística têm que andar juntas. Este é um momento em que a demanda e a operação se tornam ainda maiores. Por isso, um dos principais desafios é se adequar. A boa logística ditará o real sucesso da sua entrega, pois, atualmente, esse é um dos principais critérios que os clientes utilizam para avaliar suas experiências de compra. Uma entrega com rapidez, cumprindo o prazo prometido e o bom estado do produto, é o primeiro passo para a fidelização e recompra desse cliente. Pensando nisso, a Cobli, logtech de gestão de frotas que utiliza Internet das Coisas (IoT) e inteligência de dados, trabalha com os principais e-commerces, oferecendo soluções tecnológicas que aumentam a eficiência logística em trajetos urbanos e garantindo a chegada do produto com segurança.

“Na pandemia, as pessoas começaram a fazer muito mais compras online, aprenderam o que é uma boa entrega e a nossa expectativa de qualidade subiu. Hoje, as melhores empresas do e-commerce, estão superando as expectativas na logística, com entregas cada vez mais rápidas, compartilhamento de informação em tempo real e tecnologia de ponta, para estreitar a relação de confiança entre marca e consumidor final e trazer seus clientes de volta muito mais vezes” diz Rodrigo Mourad, presidente e co-fundador da Cobli.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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