Pontualidade garante empregabilidade

Pontualidade garante empregabilidade

A pontualidade diz muito sobre a conduta da pessoa no ambiente profissional. Em um mundo corrido, com agendas complexas e muitos afazeres, cumprir horários, agendas e entregas está cada vez mais desafiador; não é verdade? Todavia, é importante lembrar que ser pontual não é diferencial, mas o mínimo que você pode demonstrar nas relações humanas. Como diria o provérbio inglês: “A pontualidade é a cortesia dos reis e obrigação dos educados.”

O headhunter e CEO da Prime Talent Executive Search, David Braga, ressalta que é importante saber que a pontualidade é um pré-requisito para alçar novos voos em direção ao seu desenvolvimento profissional. “Sinceramente, desconheço alguém que tenha construído uma relevante carreira profissional com a fama de estar sempre atrasado para seus compromissos ou nas entregas de seus afazeres”, diz.

David Braga. Foto/Carmine Furlleti

Segundo ele, atrasar-se para uma reunião ou deixar de entregar trabalhos que já estavam acordados, mostra o claro descaso com suas obrigações e também pode dar sinais de incompetência. “A pontualidade é uma forma de expressar a importância que cada compromisso tem para você, assim como o respeito que você tem pelas pessoas que estão envolvidas com o que será realizado. Logo, controlar o próprio tempo é uma responsabilidade entre tantas outras que permeiam nosso dia”, acrescenta.

O headhunter lembra que, em meio à rotina de cada um, com centenas de e-mails para ler na semana ou mesmo mensagens no WhatsApp, quem consegue controlar seus horários com rigor e estar na hora marcada em locais previamente estabelecidos agrega valor à sua imagem pessoal e profissional. “Já o atraso demonstra a imagem de uma pessoa atrapalhada, que tem dificuldades de cumprir o que promete”, sinaliza.

No campo profissional, quem se mostra incapaz de gerenciar o próprio tempo, em certos casos, poderá perder oportunidades de posições hierárquica maiores. “E vamos combinar: se perceber que vai atrasar para algo, sinalize imediatamente, afinal lidamos sempre com expectativas e nada pior do que pessoas que não cumprem o combinado”, ensina Braga. A pontualidade, segundo o caça-talentos, demonstra sua capacidade de gerenciar o próprio tempo e, por consequência, a aptidão de gerenciar equipes e projetos. “Sendo assim, lembre-se disso quando chegar atrasado em seu próximo compromisso”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *